Atual presidente foi reeleito sem oposição para um segundo mandato. Lista única obteve 99% por cento dos votos a favor.
A Assembleia Geral Eleitoral da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal (TCP) reelegeu hoje a Comissão Executiva liderada por Pedro Machado para mais um mandato, que corresponde ao período 2018-23.
O ato eleitoral, que determinou a composição da Mesa da Assembleia Geral, da Comissão Executiva e do Conselho de Marketing, realizou-se em três mesas de voto, situadas em Aveiro, Guarda e Leiria.
A lista liderada por Pedro Machado foi a única a apresentar-se a sufrágio.
Votou 57% do universo do colégio eleitoral. Dos votos expressos em urna, 99% votou a favor.
“Agradeço a confiança reforçada que os autarcas, associações e empresários da região Centro de Portugal manifestaram na lista por mim apresentada, a qual traduz a representação dos 100 municípios, de todas as oito comunidades intermunicipais e dos principais movimentos associativos regionais e nacionais. Estão presentes todos os territórios que compõem a marca Centro de Portugal, ao mesmo tempo que há um aumento da representatividade das várias associações nos órgãos da Turismo Centro de Portugal”, sublinhou Pedro Machado.
“Tive a oportunidade de evidenciar as prioridades que identifiquei para este mandato, e que foram assim validadas Estas passam por consolidar o processo de crescimento turístico da região Centro de Portugal, prosseguindo a estratégia de promoção da marca Centro de Portugal a nível nacional e internacional; reforçar a aposta no turismo religioso, não só o católico, com Fátima, mas também o judaico, muito expressivo em territórios de baixa densidade e de fronteira; apostar noutros nichos de mercado que aproveitem as potencialidades do Centro de Portugal, como são o turismo ativo e desportivo, o turismo cultural e patrimonial ou o turismo de natureza; colocar a sustentabilidade como um desígnio do turismo no Centro de Portugal; e apostar decisivamente na qualificação dos agentes, serviços e produtos da área do turismo, de forma a reforçar a qualidade e diversidade da oferta e, através disso, combater a sazonalidade e aumentar a permanência média na região”, acrescentou.
A tomada de posse dos órgãos sociais terá lugar às 15h00 de dia 13 de Julho, no Hotel Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo.
Os órgãos sociais da TCP, para o período 2018-23, são os seguintes:
Comissão Executiva:
Pedro Manuel Monteiro Machado (Presidente)
João Nuno Ferreira Gonçalves Azevedo (Presidente da Câmara Municipal de Mangualde)
José Agostinho Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro)
Maria do Céu de Oliveira Antunes Albuquerque (Presidente da Câmara Municipal de Abrantes e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo)
Jorge Manuel da Silva Almeida (Vice-Presidente da AHRESP)
Mesa da Assembleia Geral:
Presidente da Mesa: Luís Manuel dos Santos Correia (Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco)
Secretário da Mesa: Manuel Augusto Soares Machado (Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Nacional de Municípios Portugueses)
Conselho de Marketing:
Gonçalo Nuno Bértolo Gordalina Lopes (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Leiria)
Pedro Miguel Ferreira Folgado (Presidente da Câmara Municipal de Alenquer e Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste)
José Eduardo Arimateia Antunes (Grupo Visabeira)
António Luís Vaz da Veiga Camões (Associação da Hotelaria de Portugal)
Victor Jorge Paiva Leal (Presidente da Associação Termas de Portugal)
Paulo Alexandre Bernardo Fernandes (Presidente da ADXTUR – Associação das Aldeias do Xisto)
António dos Santos Robalo (Presidente da Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico)
Pedro Machado nasceu em Coimbra, a 27 de novembro de 1966. É licenciado em Filosofia e Mestre em Psicologia Educacional, pela Universidade de Coimbra. Frequenta o doutoramento em Turismo, pela Universidade de Aveiro. É Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal desde 2013 e também preside à ARPT – Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal desde 2012. Integra o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu e é membro cooptado do DGEIT – Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, e da ESTH/IGP – Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda.