O deputado conimbricense na Assembleia da República Pedro Coimbra regozijou-se com as anunciadas obras de requalificação do IP3.
“Ainda há poucas semanas me manifestei publicamente, na Assembleia da República e na comunicação social, pela evidente urgência em requalificar esta importante via, quer por questões de segurança quer por questões de mobilidade de pessoas e mercadorias, pelo que esta decisão merece todo o meu apoio e aplauso. Estou muito contente!”, anunciou.
Pedro Coimbra, coordenador socialista para aquele distrito, disse que “o investimento de mais de 130 milhões de euros é uma excelente notícia, há muito aguardada, pela qual muito nos temos batido” . E acrescentou: “Os 85% do traçado em perfil de autoestrada e sem portagens são uma boa solução. Não é a solução ideal mas, sem dúvida, é uma boa solução”. O parlamentar reconhece que “há ainda que avaliar os restantes 15%, sobretudo onde foi prevista apenas uma via em cada sentido, de forma a tentar encontrar uma melhor solução”, no entanto, acredita que “o importante agora é mesmo avançar rapidamente com a obra”
O IP3 é uma das mais importantes e movimentadas estradas do país e que se encontra em elevado estado de degradação. Ao longo dos últimos anos, a sua requalificação tem sido reclamada pelas mais diversas entidades e personalidades. Na última semana o Governo anunciou a requalificação do Itinerário Principal 3, no troço Viseu-Coimbra, para perfil de autoestrada sem portagens em 85% do seu traçado, o que mereceu o reconhecimento dos autarcas de toda os municípios envolvidos.