11.5.2024 –
A Associação All4Integrity comunica que o Diretor da 4ª Edição do Prémio Tágides – pessoas que inspiram no combate à corrupção, que será lançado a 10 de junho, é PEDRO ABRUNHOSA.
Pedro Abrunhosa, músico e compositor português, iniciou a sua formação musical no Conservatório. Ensinou contrabaixo na escola do Hot Club de Lisboa, fundou a Escola de Jazz do Porto, a “Cool Jazz Orchestra”, a “Máquina do Som” e os “Bandemónio”, grupo integralmente constituído por alunos seus.
Em 1994, lançou o seu primeiro álbum, intitulado “Viagens”, que misturava rock com influências de jazz. O disco contou com a parceria do lendário saxofonista Maceo Parker. Desde aí, Pedro Abrunhosa conquistou um público amplo e fiel.
Em 2005 funda o BoomStudios, a que chamou de ‘catedral de silêncio’, e a partir do qual nasceram outros tantos êxitos de uma carreira marcada pelo permanente questionamento, a busca incessante pela perfeição – na escrita e na composição –, mas também pela presença afirmativa em causas públicas.
Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios: três Globos de Ouro, Prémio Bordallo de Imprensa, quatro Prémios Blitz, Medalha de Ouro de Mérito Cultural pela Autarquia da Gaia, Prémio SPA – Pedro Osório-, quatro prémios Nova Era, Prémio Play Vodafone, Prémio Prestígio Nova Gente, Prémio Melhor Compositor RCL, Prémio Telemóvel de Ouro, Prémio Arco-Iris da Ilga, Rádio Alvor-Melhor Álbum Nacional, Distinção Rotary – Profissional do Ano e muitos outros.
O Prémio Tágides: pessoas que inspiram no combate à corrupção foi criado em 2021, é promovido anualmente de forma a identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas de pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e prevenção e luta contra a corrupção em Portugal, em várias áreas da sociedade. É reconhecida a necessidade de envolver a sociedade civil portuguesa na prevenção e combate à corrupção que surge este Prémio.
O Prémio Tágides é constituído por seis categorias – Iniciativa Jovem, Iniciativa Local, Iniciativa Política, Iniciativa Empresarial, Iniciativa Portugal no Mundo, Projeto de Investigação, Projeto da Sociedade Civil – e composto por um Júri de 42 elementos (ver aqui a composição do júri da 1ª Edição, da 2ª Edição e da 3ª edição).
A 1ª edição do Prémio Tágides premiou o Comendador Rui Nabeiro, a Joana Marques Vidal e a Maria José Morgado numa cerimónia que se realizou na Fundação Champalimaud.
A 2ª edição premiou a Helena Roseta, o Eduardo Figueiredo, o João Cravinho, o José António Cerejo e o Luís Rosa, tendo a cerimónia de entrega realizada na Fundação Oriente.
A 3ª edição, contou com a Laurinda Alves como respetiva diretora, e premiou, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, a Whistleblower Software ApS, Filipe Teles, Miguel Poiares Maduro, João Crisóstomo, Carla Castelo, António Maia e Arlindo Consolado Marques.
O Prémio Tágides tem o seu lançamento agendado para o dia 10 de junho sendo apresentado o Regulamento e os Presidentes de Júri.
All4Integrity.org é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André Corrêa d’Almeida, Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção. All4Integrity tornou-se na primeira Associação, e rede global portuguesa, para a promoção de uma cultura de integridade no país e existe para ajudar Portugal a tornar-se numa referência mundial no combate à corrupção e crimes conexos por muito inverosímil que tal possibilidade pareça atualmente. O talento, a entrega e o capital social de dezenas colaboradore(a)s, rapidamente a tornaram numa incubadora de iniciativas e programas de prevenção/combate à corrupção e da promoção de uma cultura de integridade em Portugal. Exemplos disso são o programa RedEscolas AntiCorrupção: Escolas que inspiram uma cultura de integridade que em três edições conta com a participação de 8750 alunos(as) e 294 professores(as) de 126 escolas espalhadas por 7 países e 4 continentes; a iniciativa Tech4Integrity que desenvolve a investigação científica e soluções aplicadas à inovação e integridade do sistema público-privado em Portugal; a Academia com a criação de uma nova geração de programas de formação no campo da Integridade Organizacional e, mais recentemente, a Rádio Integridade+, rúbrica semanal, já no ar em 16 rádios locais e também no Spotify, que traz à conversa convidados(as) o tema específico do combate e da prevenção da corrupção.