PCP diz sim a governo de iniciativa do PS

Jerónimo de Sousa espera que Cavaco Silva não inviabilize a solução que vai ser apresentada pelo PS, com apoio de PCP e Bloco.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, confirma que o comité central do partido deu o “sim” a um Governo de iniciativa do PS.

No final da reunião da direcção comunista, que durou cerca de oito horas, Jerónimo de Sousa referiu que “estão asseguradas as condições para derrubar o Governo PSD/CDS e assegurar o Governo do PS” e estão também “reunidas as condições para garantir legislatura duradoura”.

Na conferência de imprensa, interrompida várias vezes por problemas de som, o líder comunista reafirmou ainda que vai avançar uma moção de rejeição contra o Governo de coligação PSD/CDS.

Jerónimo acrescentou que o Presidente da República não tem razões para não dar posse à solução que vai ser apresentada pelos socialistas, após a queda do Governo liderado por Passos Coelho.

O secretário-geral do PCP acrescentou que o partido não impôs o seu programa, mas sem prescindir do seu programa”, mas que há uma “posição conjunta” com o PS. “A abordagem e avaliação recíproca entre o PS e o PCP permitiu identificar um conjunto de matérias onde é possível assegurar uma acção convergente”.

O PS ainda reúne ainda este domingo a sua Comissão Política, pelas 21h30, no Largo do Rato, em Lisboa, depois de a Comissão Nacional ter aprovado este sábado o “Programa de Governo para a XIII Legislatura”, proposto pelo secretário-geral, António Costa, após negociações com BE, PCP e PEV.

Fonte: rr.sapo.pt