O primeiro-ministro aponta as críticas a António Costa e aos partidos de esquerda. Passos Coelho respondia ao líder da bancada do PSD, Luís Montenegro que se indignou com “falta de vergonha” de António Costa.
“Se ganhando as eleições não assumisse a responsabilidade de formar Governo, seria uma irresponsabilidade. Se as tivesse perdido não estaria sentado onde estou”, afirmou esta segunda-feira, no Parlamento, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, numa referência clara ao secretário-geral do PS, António Costa.
O líder do XX Governo respondia na tarde desta segunda-feira à interpelação do líder da bancada do PSD, Luís Montenegro.
Antes, Montenegro proclamou que Passos Coelho foi “o escolhido do povo para ser primeiro-ministro” e que António Costa foi escolhido para liderar a oposição. “Foi o povo que o sentou aí!”, exclamou, voltado para o líder do PS.
Luís Montenegro afirmou que o povo quis dizer duas coisas nas eleições: que Pedro Passos Coelho continuasse como primeiro-ministro; e que o fizesse num contexto parlamentar diferente com mais obrigações de diálogo parlamentar.
No fim, o líder parlamentar social-democrata disparou em direcção de António Costa: “Nunca vi em Portugal alguém que não tivesse vergonha de querer governar perdendo eleições”.
“O que está em por detrás desta ambição desmedida?”, perguntou.
Numa referência às palavras do deputado socialista Pedro Nuno Santos, que afirmou que o PS não se revê nesta Europa e não se conforma com ela, Passos Coelho atirou: “Não é a realidade que tem de se conformar com as nossas concepções.”
Fonte: rr.sapo.pt