PASSEIO CONVÍVIO DO BANCO DE VOLUNTARIADO DE CANTANHEDE

02552

 

 

No âmbito das iniciativas previstas no Contrato Local de Desenvolvimento Social +“Cantanhede +Inclusivo”, ao abrigo do Eixo 2 – Ações Socioculturais para Pessoas Idosas, atividade 23. Envelhecer Ativamente – Percursos Turísticos, em parceria com o Banco de Voluntariado do Município de Cantanhede, promoveu um passeio convívio.

A iniciativa decorreu a 2 de Julho, com a participação de cerca de 40 pessoas, que realizaram uma visita a vários locais da cidade de Coimbra com interesse patrimonial. Organizado pela equipa do CLDS+ e por Técnicos do Serviço Municipal de Ação Social do Município, o percurso contemplou paragens na Sé Nova, Museu Nacional de Machado de Castro, Parque Verde da cidade, Lapa dos Esteios e Quinta das Lágrimas, onde puderam apreciar a Fonte dos Amores, a Fonte das Lágrimas, o Anfiteatro Colina de Camões, o Jardim Medieval e o Jardim Romântico. O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a Igreja da Rainha Santa foram outros dos monumentos visitados no decurso da viagem que incluiu ainda um passeio panorâmico de autocarro pela Praça de D. Dinis, Arcos do Jardim, Praça João Paulo II, Jardim Botânico, Casa Museu Bissaya Barreto, Penedo da Saudade, Carmelo, Ponte Rainha Santa e Miradouro de Santa Clara.

Inscritos no Banco de Voluntariado de Cantanhede, os participantes, de idade diversa e oriundos de várias freguesias do concelho, puderam fazer-se acompanhar por um amigo ou familiar, tendo desfrutado de um dia agradável de lazer com atividades de enriquecimento cultural, ao qual não faltou o almoço de confraternização.

Este encontro teve como principais objetivos fomentar o espírito de convívio e solidariedade entre pessoas, permitindo-lhes usufruir de atividades lúdicas e de relações inter-pessoais, bem como partilhar experiências e conhecer locais reconhecidos como Património da Humanidade em 2013, potenciando uma perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, enquadrada no conceito de envelhecimento ativo. Pretendeu-se, também, reconhecer o empenho e dedicação de todos os voluntários envolvidos nas ações do Banco de Voluntariado.