Realizou-se no passado fim de semana, o 8º passeio de todo terreno em motos de 4 rodas do grupo Levantópó, com destino ao Caramulo. Todos os anos o grupo desloca-se ao nosso país, oriundos de França, Suíça, Luxemburgo, Canadá e outros locais, para realizarem 2 passeios, um na primavera o outro em pleno outono. Este, visa essencialmente a diversão entre as dezenas de participantes que se juntam nas aldeias limítrofes da vila de Febres e com o propósito de galgar trilhos em convívio onde o espírito de entreajuda e companheirismo são bem evidentes durante todo o passeio.
O percurso delineado é preparado atempadamente para proporcionar adrenalina a todos os participantes e onde as características dos terrenos se adequam aos amantes desta modalidade bem como a oportunidade de desfrutar das belas paisagens da bairrada e desta vez da própria serra do Caramulo, com inúmeros obstáculos que foram encontrando ao longo dos 150 km de trilhos que, face às condições adversas da meteorologia que se fez sentir, a dificuldade de os ultrapassar, passou de alta a extrema.
Ninguém fica para trás e o lema é ajudar ao máximo para que isso nunca aconteça. Para tal, o grupo conta igualmente com um jipe de apoio e reboque para casos extremos de forma a garantir que todos usufruam do máximo que se pretende destes passeios. Sempre que surja a possibilidade, a moto é reparada na paragem para reforços líquidos e sólidos, já que também participam vários mecânicos bem como um médico, que acompanha o grupo em moto para auxiliar qualquer participante, se for caso disso…
O passeio culminou com a chegada ao Golden Tulip Hotel no Caramulo, no sábado à tarde onde se destacou o convívio de todo o grupo nas várias ofertas que a unidade possibilita, nomeadamente na piscina, sauna, massagem e no espetacular jantar retemperado com tradições e sabores únicos característicos da região…
Domingo foi dia de regresso com passagem por trilhos nas zonas do Caramulinho, Boialvo, Avelâs de Cima, Mogofores, São Lourenço do Bairro, Vilarinho, Poutena, Carvalheira, Serredade e terminou em Febres junto ao Bar Scorpion sem qualquer incidente e mazela sentida…
Texto e Foto: Duarte Henriques, a quem o Jornal MIra Online agradece a disponibilidade