18.04.2025 –
Os dias de Páscoa, desde hoje, Sexta-Feira Santa, até dia 21, segunda-feira, serão caracterizados por tempo instável, como consequência da passagem sucessiva de sistemas frontais, associados a um depressão com expressão em altitude, centrada a norte/noroeste da Península Ibérica, e que a partir de dia 19, tem tendência a progredir lentamente para sul/sueste.

Assim, até segunda-feira, prevê-se ocorrência de precipitação em todo o território continental, com maior frequência e intensidade nas regiões do Norte e Centro, em particular no dia 18, esperando-se maiores valores acumulados no Minho e Douro Litoral e nas serras.
O feriado de Sexta-Feira Santa, será o dia com precipitação mais intensa e generalizada em Portugal continental, estando já emitidos avisos de precipitação para o Minho e Douro Litoral, Aveiro, Vila Real e Viseu.
A precipitação deverá continuar nos dias seguintes, em regime de períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser localmente intensos, sob a forma de granizo e acompanhados de trovoadas, em especial nas regiões Norte e Centro.
A partir da tarde de dia 20, deverá ocorrer uma melhoria, em particular nas regiões do Centro e Sul, onde se prevê uma diminuição da intensidade e frequência da precipitação, com o céu a apresentar boas abertas.
Prevê-se queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela a partir do final da tarde de dia 18, descendo para os 1000/1200 metros de altitude a partir da madrugada de dia 19, e temporariamente para os 800/1000 metros nas serras da região Norte até meio da manhã. Prevê-se que acima dos 1000/1200 metros de altitude a neve possa acumular até 5 cm, e acima de 1600 metros mais de 25 cm, pelo que já foram emitidos avisos de neve.
O vento aumentará significativamente de intensidade no litoral oeste e nas terras altas no dia 19, mantendo-se até ao final da manhã de dia 20, período em que será de noroeste moderado a forte no litoral oeste, com rajadas até 60/70 km/h, e até 80 km/h nas terras altas.
Prevê-se uma descida gradual da temperatura máxima até dia 19, com valores a variar entre 12 a 15 °C na generalidade do território, e entre 16 e 19 °C no litoral, sendo inferiores no interior Norte e Centro, onde deverão variar
aproximadamente entre 7 e 12° C. No dia 20, é expectável uma pequena subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro, entre 2 e 4 °C.
Durante este período, haverá um aumento da agitação marítima, com ondulação de noroeste na costa ocidental a atingir 4 a 5 metros de altura significativa nos dias 19 e 20.