04.1.2024 –
Cerca de 60 de participantes do programa Tardes Comunitárias e do Coro da Universidade dos Tempos Livres de Cantanhede, estiveram nos Paços do Concelho a cantar as janeiras para o executivo camarário e os trabalhadores dos serviços. A iniciativa partiu dos intervenientes no projeto que a Câmara Municipal tem promovido para motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades socioculturais, lúdicas e recreativas.
Foi ontem, 3 de janeiro, que cerca de 60 pessoas interpretaram quadras ao ritmo de canções ensaiadas por monitores, no âmbito de uma visita de cortesia que teve como anfitriã a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, acompanhada pelo vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e pelos vereadores Adérito Machado e Célia Simões, além de funcionários que estiveram aos claustros a assistir à atuação.
O acontecimento teve honras de transmissão televisiva em direto no âmbito do programa Praça da Alegria, da RTP1, com três apontamentos conduzidos pelo apresentador José Manuel Monteiro, num dos quais Helena Teodósio sublinhou “a importância das Tardes Comunitárias e da sua dinâmica em benefício da população sénior. Trata-se de um projeto que já dura há 10 anos, mobilizando pessoas com mais de 55 anos, pessoas perfeitamente autónomas, que são desafiadas a fazer atividades nas áreas que mais gostam”.
Segundo a autarca, “os serviços municipais dão o devido enquadramento às ações, desde a cultura ao turismo, da ação social à saúde, do desporto à agricultura, entre outras áreas, através de atividades, conferências com escritores, artistas e especialistas e também com visitas de descoberta do património e outros recursos, não só no concelho de Cantanhede, mas também fora dele. É de facto uma iniciativa de intervenção sociocomunitária com assinaláveis mais valias, a par com a Universidade dos Tempos Livres que a Câmara Municipal tem a funcionar também desde há vários anos”.
Os benefícios do projeto foram de resto assinalados nas quadras cantadas pelo grupo, duas das quais referiam: As Tardes Comunitárias / Ao Município devemos / Para dar mais vida aos anos / Tal como todos queremos; Saber e conhecimento / É o que estamos a adquirir / Para sermos mais ativos / Com a vida a descobrir.
A atuação do grupo terminou à volta da mesa numa amena confraternização com o executivo camarário.
O programa Tardes Comunitárias comporta valências didáticas e formativa destinadas a estimular o interesse do público-alvo pela aquisição de conhecimentos em diferentes domínios. Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos”, proporcionando atividades de valorização e realização pessoal a um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.
As ações decorrem todas as quartas-feiras, e os interessados podem efetuar a sua inscrição na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do telef. 231 410 123 ou do e-mail [email protected].