02.3.2023 –
Decorre até ao dia 5 de Março, a Semana da Proteção Civil, que decorre em Mira, este ano.
Com a inauguração oficial ocorrida no dia 1 de Março, o certame procura dar a conhecer a todas as pessoas que passarem pelo centro de Mira nestes dias, um pouco do muito que representa a Proteção Civil no dia a dia das populações.
Bombeiros, GNR e PSP são, quiçá, os rostos mais visíveis de um largo leque de entidades que, muitas vezes longe da vista, são complementares a todo o sistema de proteção que cumpre a função de resguardar vidas e, 24 sob 24, previnir a existência de problemas demasiados complexos em momentos inesperados e aflitivos.
Como disse o vice-presidente da Autarquia mirense, Artur Fresco, “somos todos proteção civil e como tal devemos encarar este ato heróico de proteção, prevenção e socorro”.
As “Ações de formação e apoio às forças de Proteção Civil” do Município foram indicadas pelo autarca que não deixou de referenciar a criação de mais uma – a terceira – Equipa de Prevenção Permanente, o que representa, no total do conjunto de Equipas, um “investimento na ordem de cento e vinte mil euros anuais” que são olhados pelo Município extamente dessa maneira: como investimento.
Feitos os discursos protocolares foram, então, entregues aos mais pequenos, embalagens que retratam a importância de ensinar, desde os mais pequenos, o valor intrínseco de protegerem-se e colaborarem com a proteção, num qualquer momento. A responsabilidade da cidadania também começa por atos como este…
Realizada uma visita guiada ao recinto onde estão localizadas dezenas de máquinas e onde estão instaladas as mais diversas entidades participantes, foi a vez ser executado um exercício salvamento e desencarceramento pelos Bombeiros Voluntários de Mira, tendo sido demonstrado a todos a complexidade de um salvamento deste tipo, que exige a máxima atenção de toda a equipa para que, no final, a vítima possa ser retirada e evacuada de forma segura.
Jornal Mira Online