PAN esteve em Mira e Cantanhede

PAN preocupado com a poluição da Vala da Veia Real em Mira

A comitiva do PAN-Pessoas-Animais-Natureza visitou na semana passada, a associação zoófila Abrigo de Carinho – Associação Amigos dos Animais que há muitos anos assume o trabalho de recolha, cuidado e promoção das adoções responsáveis, através de voluntários, como a Sr.ª Manuela e o Sr. Mário, que gentilmente mostraram as instalações da associação à comitiva.

Este trabalho é publicamente reconhecido pelo Presidente do Município de Mira, Raul Almeida, que recebeu João Fontes da Costa, cabeça de lista, e Marta Correia, 2ª Candidata pelo Distrito de Coimbra, informando que a autarquia apoia os esforços material e financeiramente, contando com a associação para apoiar a futura gestão do CROA (Centro de Recolha Oficial de Animais). Nesta reunião foram ainda abordados os problemas da poluição da Vala da Veia Real e o PAN prometeu continuar os esforços através do grupo parlamentar na solução rápida deste problema.

Os elementos do PAN constataram ainda a erosão existente no Bairro Norte, na Praia de Mira, onde se deslocaram para distribuir alguns panfletos e contactar com a população.

PAN reúne com a APF em Cantanhede

Na quinta-feira o PAN foi até Cantanhede e esteve na Associação para o Planeamento da Família (APF). Ali, a conversa foi com a Coordenadora Regional, Vera Carnapete, inteirando os candidatos do fundamental trabalho desenvolvido na Gravidez e Parentalidade, Educação Sexual e Violência Sexual e de Género. Também alii funciona a Equipa de Assistência a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos que sinalizou 39 casos no ano passado. Uma realidade que João Fontes da Costa considera “demolidora da aparente calma das ruas da nossa região”.

Com a pandemia, a APF viu aumentar a procura de jovens em situação de vulnerabilidade por ansiedade e depressão, registando-se casos complexos que, sem o acompanhamento devido, poderiam ter resultados trágicos. “Este é um trabalho fundamental que deve ser apoiado e as equipas da APF devem poder ter uma estabilidade laboral garantida por programas de muito longa duração e não por candidaturas a fundos comunitários competitivos e que são um roleta russa da precariedade”, referiu João Fontes da Costa.

Seguiu-se uma ação de rua, com contacto com a população do Concelho que recebeu a comitiva com muita simpatia e que confirmou a necessidade do partido defender o programa que leva à estas eleições: “Apoiar as Pessoas, nomeadamente os mais carenciados e quem todos os dias trabalha arduamente, os Animais, promovendo o seu bem-estar e a Natureza, onde todos se encontram”.