Esta entrevista foi realizada no início da tarde de segunda-feira, 16 de Outubro, quando os elementos da Proteção Civil e dos Bombeiros se preparavam para um merecido almoço.
Todos os rostos demonstravam cansaço extremo devido às múltiplas batalhas da noite infernal que Mira vivera, mas estavam todos lá, felizmente, bem como a população que, apesar de todo o terror que passara, continuava viva!
O Jornal Mira Online quis saber do Vereador Nelson Maltez e do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mira, Nuno Pimenta, o que conseguiam transmitir às populações, também eles (pois claro) ainda sob o peso de uma noite tão dolorosamente dramática.
“Que posso dizer neste momento? – disse Nelson Maltez – Apetece-me dizer que estou, estamos todos, felizes por não haver vítimas nestas circunstâncias. Como é óbvio, estamos solidários com os que perderam os seus bens, o que lamentamos profundamente, mas estarmos todos vivos é muito importante ser ressaltado, neste momento!”.
Para além disso, o Vereador quis “enaltecer o comportamento heróico dos Bombeiros de Mira e da população mirense no seu todo, que conseguiram evitar que o resultado final desta noite fosse ainda pior. Foram todos, exemplares, a todos os títulos!”.
Por fim, Nelson Maltez colocou o dedo numa ferida aberta, o desemprego que pode advir do incêndio causado na Zona Industrial. “Arderam empresas que geravam muitos empregos no Concelho, tais como a Leal & Soares, a Tecnoplasnova, dentre outras… Apesar de toda a tristeza e comoção geradas por esta situação, temos a noção exata de que teremos, todos, de encontrar soluções para que os postos de trabalho sejam repostos o mais rapidamente possível”.
O Comandante Nuno Pimenta, dos BVM apenas pôde referir por aquela altura que “a maior preocupação, por agora, é a norte do Seixo de Mira, já que o vento rodou e tememos que o incêndio em Vagos, volte na direção de Mira”, o que, felizmente, não ocorreu, para além de “agradecer a contribuição muito importante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e Condeixa, que vieram apoiar os nossos homens e mulheres num momento tão complexo”.
Mira Online