6.12.2023 –
Antigo primeiro-ministro afirmou que aceitava que tinha cometido erros, mas teve dificuldade em dizer especificamente o que poderia ter feito de diferente.
O depoimento de Boris Johnson sobre a gestão da pandemia de covid-19 no Reino Unido foi interrompido por protestos contra o antigo primeiro-ministro britânico devido às decisões que tomou durante a pandemia. Segundo a BBC, o antigo primeiro-ministro britânico preparava-se para começar a depor quando começou um protesto na sala.
Heather Hallett, membro da Câmara dos Lordes, pediu aos manifestantes para se sentarem. Como a ordem não foi acatada, quatro pessoas foram retiradas da sala.
Antes de a audição começar, e no exterior do local, vários manifestantes protestaram contra Boris Johnson, mostrando cartazes com frases “os mortos não podem ouvir as vossas desculpas”.
Na audiência, Boris Johnson começou por dizer que lamenta “profundamente” a dor e o sofrimento vividos durante a pandemia e diz compreender “os sentimentos das vítimas e das suas famílias”.
O antigo líder Conservador agradeceu ainda “às centenas de milhares de trabalhadores do sector da saúde e a muitos outros funcionários públicos, pessoas de todos os quadrantes da sociedade”, pelo que fizeram para proteger as pessoas durante os tempos de pandemia.
CNN