Os melhores ginastas mundiais de aeróbica competiram em Cantanhede

O secretário de estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, esteve no dia 1 de Março em Cantanhede, onde presidiu ao encerramento da Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica, que decorreu no Pavilhão Marialvas desde 27 de Fevereiro. Acompanhado da vice-presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, aquele membro do governo assistiu à fase final de uma das mais importantes competições mundiais da modalidade, na sequência do 5.º Open Internacional de Cantanhede. Depois do retumbante êxito do ano passado, a organização das provas esteve mais uma vez a cargo da Academia CantanhedeGym e da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), com o alto patrocínio do Município de Cantanhede e o apoio de instituições e empresas do concelho.

Integradas no calendário oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG), as duas provas trouxeram ao Pavilhão Marialvas mais de 250 ginastas de Portugal, França, Áustria Espanha, Finlândia, México, Grã-Bretanha, Japão, China, Rússia, Bulgária, Hungria, entre os quais alguns dos melhores praticantes da modalidade a nível internacional, incluindo os mais recentes campeões do mundo.

A propósito do programa, o presidente da Câmara Municipal, João Moura, sublinhou a «parceria forte que existe entre a autarquia e a academia na realização de duas importantes provas internacionais de ginástica que, seguramente, vão ser mais uma vez um sucesso». O autarca enalteceu «o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela CantanhedeGym, nos domínios da formação e da competição e congratulou-se «por mais esta oportunidade que é dada à população do concelho de poder apreciar o elevado nível técnico e atlético dos mais conceituados ginastas portugueses e estrangeiros».

Na mesma linha foi a intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Ginástica, que afirmou ser «muito gratificante observar a dinamização dada à ginástica pela Academia CantanhedeGym». Referindo-se concretamente à Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica – Cantanhede 2015 e ao 5.º Open Internacional de Cantanhede, João Paulo Rocha recordou «as boas críticas que a generalidade dos observadores têm feito às provas e à sua organização».

Por seu lado, o presidente da direção da Academia CantanhedeGym, João Dias, agradeceu «o apoio e a confiança de todas as entidades envolvidas na organização, a Câmara Municipal a federação e os parceiros, que mais uma vez se dispuseram a participar neste grande projeto, o que nos dá um alento muito grande para continuarmos».

À semelhança do ano passado, a edição deste ano dos dois eventos desportivos mobilizou dezenas de voluntários que tiveram de cuidar dos múltiplos aspetos organizativos que um acontecimento desta natureza exige. Para além dos técnicos da Câmara Municipal em várias áreas, estarão envolvidos na organização alunos da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede e da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no âmbito de um protocolo celebrado com as entidades promotoras.