Os carrilhões de Mafra

imgres

 A associação Europa Nostra, de defesa do património.divulgou este domingo que os carrilhões de Mafra entraram para a lista dos sete monumentos mais ameaçados da Europa.

O Centro Nacional de Cultura, que representa Portugal nesta organização, diz que vão ser organizadas ações de resgate de modo a que no final de 2014 esteja concluído um plano de recuperação.

Segundo o presidente da Câmara de Mafra, Hélder Silva, o alerta lançado pela Europa Nostra «pode constituir-se como elemento facilitador no financiamento da recuperação».

Hélder Silva disse à agência lusa que tem vindo a questionar a tutela sobre a premência da recuperação do conjunto e o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, acabou por anunciar, em março, no parlamento, que os carrilhões do convento iam ser restaurados.

Questionado se a intervenção está prevista para breve, o presidente da Câmara de Mafra declarou que está em preparação e seria desejável que fosse iniciada até ao final do ano». O responsável avançou que a intervenção está orçada em dois milhões de euros.