Órgãos Políticos do PS de Cantanhede tomaram posse

21.11.2022 –

No dia 19 de novembro, tomaram posse os orgãos políticos concelhios do Partido Socialista em Cantanhede.

Tomaram posse o Presidente da Comissão Política Concelhia, Artur Carvalhinho, o Secretário Coordenador da Secção de Cantanhede, Abel Carapeto e a Coordenadora Concelhia MS-ID Ana Rita Santos, assim como todos os eleitos nos respetivos órgãos.

Foi também o momento em que se tornou militante Diogo Cruz, que simbolicamente representa os jovens socialistas do concelho, presentes em número significativo nos órgãos que agora tomam posse.
Nesta cerimónia foi também foi também ofertada à Federação Distrital de Coimbra, na pessoa do seu Presidente Nuno Moita, uma publicação socialista, datada de 1974, contendo duas intervenções de Miguel Torga.”

O DISCURSO DA POSSE:

“Cara Presidente da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas Olga Nunes

 Caro Presidente da Federação Distrital de Coimbra Nuno Moita

 Caras e Caros amigos e camaradas

 Temos futuro, mas também temos passado. Em primeiro lugar um enorme agradecimento aos elementos das estruturas que agora cessam funções, nomeadamente ao Paulo Viegas, ao Silvério e à Dora Costa por todo o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos.

 A vossa presença aqui hoje significa muito para mim. Significa que aceitaram o enorme desafio de defender os princípios e ideais socialistas num concelho muito difícil. Significa que estão dispostos a lutar por um futuro diferente, mais amigo das pessoas, pois é esse desafio que nos deve mover a todos, dar mais e melhores respostas seja na oposição ou, esperando que num futuro próximo, no poder autárquico aqui em Cantanhede. Que é difícil, mas não é impossível.

E é esse futuro que procuramos. E é hoje que se inicia um novo momento. Procuraremos dar continuidade ao resultado que tivemos nas últimas autárquicas, onde fomos vitoriosos em três freguesias, outras onde tivemos resultados muito positivos e, caso raro, até empatámos numa freguesia.

Invertemos uma tendência de queda dos últimos vinte anos e provámos que com trabalho e resiliência, os resultados podem aparecer. Como já provamos no passado que era possível.

Por isso, esta Comissão Politica agora eleita, assim como o Secretariado e a Comissão Politica Concelhia das Mulheres Socialistas tem como maior desafio arregaçar as mangas e ir ao trabalho.

E o trabalho que deve ser feito começa por acompanhar de perto os nossos eleitos nas freguesias, acompanhar o trabalho na Assembleia Municipal, acompanhar o trabalho dos vereadores na Câmara Municipal. É essa a nossa tarefa e o nosso desafio.

 Mas também é nosso desafio fazer crescer o Partido Socialista em Cantanhede. Fazer crescer em termos de representação no distrito. Decorre amanhã o Congresso Federativo com a eleição da Comissão Politica Distrital onde conto com o Camarada Nuno Moita para dar o devido destaque a Cantanhede pelos excelentes quadros que dispomos e pelo excelente contributo que têm dado à Federação. Fazer crescer em termos de trabalho das estruturas concelhias.

Com o Abel como Secretário Coordenador e a Rita como Coordenadora das Mulheres Socialistas, bem como com todos os outros camaradas que aceitaram este desafio, estão assegurados o empenho e a capacidade de trabalho que o Partido Socialista tem que ter em Cantanhede. Fazer crescer o partido em número de militantes, pois só com massa crítica e mais pessoas conseguiremos melhores resultados.

Nesse sentido, é com enorme prazer que anuncio que o Partido Socialista de Cantanhede conta com dois novos militantes desde 4 de novembro. A Raquel Grilo, Presidente da Junta de Freguesia de Febres e Ricardo Dias, eleito para a Assembleia de Freguesia de Ançã. Mas também importa fazer renascer a Juventude Socialista e o trabalho em parceria com as restantes estruturas pois juntos somos mais fortes.

Assim, para terminar esta minha intervenção, convido simbolicamente o Diogo Cruz, um excelente e voluntarioso membro da Juventude Socialista, que muito contribuiu para o sucesso que tivemos em Febres, a assinar a ficha de militante do Partido Socialista que muito honrosamente subscreverei.

Contem comigo, conto convosco. Vamos à luta. Viva o Partido Socialista. Viva Cantanhede”