ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: SEGUNDA PROPOSTA

Câmara Municipal de Mira – Orçamento Participativo

Proposta de instalação de postos de carregamentos para veículos elétricos  (André Monteiro)

Nos últimos anos temos assistido ao lançamento de vários veículos elétricos e híbridos impulsionados pela futura escassez de combustíveis fósseis, o que motivou a exploração deste novo mercado pela indústria automóvel. Alguns países desenvolvidos, e mesmo em desenvolvimento, já adotaram medidas para incentivar a formação de um mercado de consumo para esse tipo de veículos. A sua introdução no mercado apresentou ótimas oportunidades a vários níveis, como tecnológico e económico.

Esta proposta visa propor uma implementação de postos de carregamento no nosso concelho, de modo a explorar e dinamizar várias vertentes, que albergam deste a tecnologia até ao turismo.

Resumindo, o concelho de Mira pode beneficiar:

Na área da saúde:

1 – O carro elétrico não emite nenhum dos gases nocivos e cancerígenos, que se encontram nos veículos a combustão, principalmente o gasóleo.

A OMC divulgou que 1,5 milhões de pessoas morrem por ano devido à poluição dos automóveis no mundo. Mais do que as mortes devido a acidentes de trânsito. Estes números já se tornaram insustentáveis, embora tenham sido sempre considerados normais, pois o número de veículos poluidores cresce de forma gradual, além do fato de ser necessária. Esse é um grave problema de saúde pública, principalmente nos grandes centros urbanos, onde se concentra a maior parte da população.

2 – O carro elétrico é silencioso e não contribui para a poluição sonora.

Outro problema de saúde que acabou esquecido a favor do progresso. Em função dos nossos barulhentos automóveis de combustão, o silêncio passou a ser um privilégio das pequenas cidades do interior. Não existem mais locais silenciosos nos grandes centros.

Nos projetos dos automóveis modernos os gastos para tentar amenizar o problema do barulho excessivo no trânsito é evidente, com tratamentos acústicos para vidros e carroçaria na busca de um motor mais silencioso.

Há aqueles que dizem que o silêncio do veículo elétrico irá contribuir para o aumento dos acidentes no trânsito, uma vez que os peões terão dificuldade em identificar a aproximação desses veículos. Isso só é verdade devido ao grande número de veículos a combustão, barulhentos, que circulam nos arredores, impedindo que o pedestre note o barulho dos pneus do carro elétrico ao rolar pelo solo. Além disso, é possível implementar emissão de sons via alto-falantes externos de forma simples e eficiente, que poderiam ser de uso obrigatório em centros urbanos, e que emitam sons para alertar peões a um nível de volume que não incomode a vizinhança.

Na área ambiental:

1 – O carro elétrico não emite CO2, gás responsável pelo efeito de estufa do planeta. A conservação da natureza do nosso concelho é uma prioridade.

O carro elétrico possui uma eficiência energética muito superior ao veículo a combustão. Isso significa que mesmo se utilizado gasolina para gerar a eletricidade para mover o veículo, ele ainda será menos poluente que um carro a gasolina.

Os problemas climáticos provocados pelo aumento do CO2 na atmosfera induziram a tentativas de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.

 

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2 – A fauna existente, com uma biodiversidade incomum, também beneficia muito com a redução da poluição sonora.

Na área económica:

1 – A colocação de postos de carregamento no concelho de Mira vai colmatar uma ausência de postos de carregamento que existe no triângulo Aveiro-Coimbra-Marinha Grande, sendo ponto obrigatório de paragem, devido à pouca autonomia, para os veículos elétricos de viagem.

Além de colocar Mira no mapa, facilmente se consegue usar o marketing para evidenciar a nossa infraestrutura de turismo, seja na imprensa como novidade, ou publicidade que qualquer um dos agentes económicos mirenses (hotéis, restaurantes, etc.) possa incluir.

 

2 – A existência de alguns postos de carregamento em Mira, com possibilidade de postos adicionais com maior procura, possibilita a substituição, a médio prazo, das viaturas municipais, o que se traduz numa poupança considerável em combustível.

Na área tecnológica:

1 – A existência de uma incubadora em Mira, aliada à existência de postos de carregamento, ajuda a potenciar o desenvolvimento desta tecnologia de carregadores e baterias.

O desenvolvimento dos veículos elétricos ainda está numa fase inicial. As baterias dos veículos elétricos são extremamente caras, pesadas e poluentes. Como dito anteriormente, as baterias têm muito a evoluir e existem muitas tecnologias de baterias a serem testadas e trabalhadas. Seria muito bem-vinda uma iniciativa na incubadora Beira Atlântico que desenvolvesse novos produtos nessa área, que permita a entrada de novas empresas e até mesmo a utilização de matéria-prima local na produção de baterias para automóveis elétricos. Um mercado extremamente promissor para um futuro de médio e longo prazo.

Proposta de implementação

A implementação destes postos pode ser feita de duas maneiras distintas: adesão ao programa estatal Mobi-e (www.mobie.pt) ou implementação por uma empresa selecionada pela CMM. Também existem 2 opções relativamente ao tipo de postos, carregamento normal (8h) ou carregamento rápido (1h).

Em relação ao Mobi-e, presente em vários locais com 1300 postos, e à falta de resposta ao meu pedido de contacto até à data, existem algumas vantagens e desvantagens. A vantagem é a inclusão numa rede já inicializada, com postos de carregamento prontos a instalar e infraestrutura de utilizadores pronta; a desvantagem principal é o pagamento mensal de manutenção (inclui comunicações) e o preço dos postos.

A segunda opção é a de instalar postos de carregamento recorrendo a uma empresa do ramo. A primeira vantagem é clara, os custos de cada posto são cerca de metade (600€-800€) e a CMM pode dar-lhe o uso, recorrendo a regulamento, e imagem que quiser. A política de uso controlar-se-ia pelo regulamento municipal, podendo deste modo, por exemplo, a CMM cobrar, ou não se achar que o custo/receita com turismo/incubadora for favorável, o que entender.

Propõe-se uma primeira fase de instalação de 3 postos de carregamento normal, 1 no centro da vila de Mira, e 2 na Praia de Mira; nesse sentido propõe-se a instalação de 1 posto de carregamento rápido na incubadora, de modo a ajudar a dinâmica empresarial e quem aí se desloca.