Orçamento Participativo – Proposta 3

Câmara Municipal de Mira – Orçamento Participativo

Proposta de construção de infraestrutura no crossódromo do Carvalho

O Supercross é um desporto de competição que envolve corridas de motos de alto desempenho, com estradas específicas em pistas de terra feitas artificialmente, que consistem em saltos íngremes e obstáculos. O Supercross é uma derivação do motocross, mas as corridas são mais curtas, com grandes saltos e obstáculos, que fazem com que o sincronismo e a precisão sejam mais importantes do que apenas a velocidade. Nos últimos anos, o Supercross cimentou a sua posição e permitiu um crescimento de participantes, espectadores e patrocinadores.

drftgh

No concelho de Mira, existe uma pista adequada à prática desportiva, o crossódromo do Carvalho, que já recebeu várias provas da modalidade, mas apenas sazonais. A Associação de Cicloturismo do Cabeço de Mira (ACCM) tem dinamizado esta pista com provas de BTT, Motocross e Stockcar. O problema é que, apesar do potencial, a pista tem falta de equipamentos e infraestruturas básicas para pilotos e espectadores.

cvn

Esta proposta visa dotar o crossódromo de uma infraestrutura adequada à prática do Supercross, abrindo a porta ao Campeonato Nacional de Supercross. Esta modalidade é uma oportunidade de explorar e dinamizar várias vertentes que trazem benefícios a Mira: a nível turístico, económico e de dinamismo da população durante todo o ano. Todas as infraestruturas conseguem trazer outras modalidades também para uma pista deste tipo, neste momento também usada pela ACCM para as provas de Stockcar.

Para melhorar a pista, existem algumas infraestruturas chave a necessárias a implementar:

  1. Bancadas naturais

A serem desenhadas nos vários pontos do crossódromo com degraus em terra batida ou outra solução equivalente. São duráveis e resistentes às condições do exterior, além de proporcionarem zonas de conforto e segurança aos espectadores. Alguns degraus tipo socalco numa extensão de 50-100m são suficientes para levar centenas de pessoas.

  1. WC e apoios ao bar

As estruturas de metal que existem não têm as condições ideais para o bar, precisam de um espaço maior e com as ligações de água, eletricidade e gás necessárias. 2 pequenas estruturas resolvem o problema.

A inexistência de casas de banho é também um problema para espectadores, organização e pilotos. 2 pequenas estruturas resolvem o problema.

  1. Parque dos pilotos

Neste tipo de competição existe sempre uma zona reservada para os pilotos, quer para descanso quer para estacionamento para recondicionar, atestar e reparar os veículos. Existe uma zona designada para este efeito, mas não tem proteção lateral nem telhado; 1 pequena estrutura consegue resolver este problema.