OPINIÃO QUE CONTA: “Uma geração à procura da oportunidade.” (Manuel Conceição)

 

“O lema deste ano do Dia Internacional da Juventude, que se celebra hoje, é o compromisso dos Jovens por uma ação global, considerando três vetores: ação local, nacional e global. A urgência com que nos pedem para agir, atuar e liderar é uma realidade para a qual não tenho dúvidas que estamos preparados desde que nos deem condições para isso.

Num momento em que já fazemos parte do restrito grupo dos países em que a Pandemia está a recuar, chegou a altura do Governo, em pleno diálogo com as autarquias e entidades públicas, assumir como eixo central da sua governação a definição de políticas de juventude. No contexto nacional, o caminho a seguir terá obrigatoriamente de passar por uma aposta contínua e forte na Educação, como veículo de transmissão de conhecimento, e no Associativismo, como motor do crescimento da capacidade crítica. No nosso Concelho, e porque muito haveria a dizer a este respeito, considero urgente a criação do Conselho Municipal da Juventude, aproximando os Jovens das tomadas de decisão do município.

O momento presente é pautado por uma enorme instabilidade do ponto de vista económico e social, tornando-se cada vez mais difícil perspetivar um futuro para a nossa geração. Prova disso é que o último relatório da OCDE, datado de julho, já alerta para o perigo de perdermos a Geração Corona. É um aviso, é certo, mas que deve ser encarado por quem tem responsabilidades políticas, locais e nacionais, com muita seriedade e preocupação.

Somos uma geração capaz, formada para o futuro, comprometida e desconfiada de sistemas ideais e perfeitos. Aquilo que queremos e merecemos é um lugar no nosso País, e no nosso Concelho, para ajudar a construir uma sociedade sustentável, igualitária e justa.

Estou plenamente convicto que a Geração Jovem está capacitada para enfrentar este enorme desafio, se lhe for dada a oportunidade para isso.

E, sim, é apenas disto que falamos: de oportunidade”.