Há muitos anos atrás numa das minhas leituras de cabeceira li um “texto” antigo que falava de talentos.
O Talento era uma moeda antiga, de ouro, que teve a origem na Mesopotâmia e foi usada em toda a Antiguidade.
Regressando ao “texto”, ele fala de um senhor que um dia tinha que fazer uma viagem. Antes de partir, reuniu alguns dos seus servos e a cada um deles confiou vários talentos segundo as suas capacidades. Após a viagem, mandou reunir novamente os seus servos para verificar o que tinham feito dos Talentos. Quase todos tinham conseguindo multiplicar os talentos confiados mas houve um que preocupado em perde-lo, o guardou e depois entregou da mesma maneira que tinha recebido. Isto para o senhor foi uma grande desilusão e o servo em causa foi severamente castigado.
No texto anteriormente elaborado por mim e publicado no Jornal de Mira Online, falou-se na Capacidade Diferenciadora como algo que nos distingue e nos torna únicos. O talento, no seu sentido atual, é o motor capaz de gerar esta Capacidade Diferenciadora.
Quem na vida usar os seus Talentos, terá um retorno imediato em termos de satisfação e realização, e quem não os usar será “castigado”, tal como na história anterior. Mas não será um castigo infligido por uma pessoa. Será por, talvez, não fazer aquilo que gosta, não ter o salário que acha que devia ter, etc.
Temos apenas uma oportunidade na vida. Não podemos voltar atrás no tempo, por enquanto, mas estamos sempre a tempo de mudar os nossos caminhos.
A aposta nos nossos Talentos, na nossa Capacidade Diferenciadora, torna-nos únicos e mais valorizados e por conseguinte vamos “contaminar” uma cadeia de valor com “inputs” positivos. Teremos pessoas “únicas” a fazerem o que gostam, empresas a oferecerem produtos e serviços originais e um mercado económico a funcionar.
Em 1971 dois amigos fundaram uma empresa chamada “Ferolito, Vulaggio e Sons” que se dedicava à distribuição de cerveja num Volkswagen em Nova Iorque. Anos depois tiveram uma ideia “arriscada”. Resolveram enfrentar as maiores empresas mundiais de refrigerantes e com Talento, Persistência e um Marketing fora de série, tornaram-se numa das empresas com mais sucesso nos Estados Unidos.
Não interessa por isso o nosso “tamanho”, todos nós temos TALENTO. Aproveite o seu!!!
NOTA: “O artigo aqui expresso é da exclusiva responsabilidade do seu autor”