Opinião que conta: “Parabéns!”

Nunca percebi muito bem o motivo de se darem os parabéns a quem completa mais um ano de vida.

Percebo que se parabenize alguém que conseguiu um feito extraordinário para as suas capacidades ou, independentemente, delas. Não só percebo, como sou apologista dessa postura. O incentivo e o elogio são “armas” para o sucesso.

Percebo que se parabenize alguém pelo aniversário de casamento (afinal não é fácil partilhar – harmoniosamente – uma vida com outra pessoa, mesmo quando se ama).

Percebo que se parabenize alguém que luta contra doenças, por vezes atravessando períodos de grande desgaste físico e/ou psicológico, mas cuja força anímica permite ultrapassar o negativismo.

Percebo que se parabenize quem luta ou por ideais sócio-políticos ou culturais, ainda que, muitas dessas lutas sejam vãs ou inglórias.

Mas… porquê dar os parabéns à passagem do aniversário de nascimento? Por acaso depende de cada um completar mais um ano de vida?

Fui ver a origem da palavra.

Significado: felicitar, congratular

Etimologia: para + bem

Classificação morfossintáctica: substantivo masculino plural; plural de parabém (em desuso). Interjeição que expressa o desejo de que tudo vá bem à pessoa felicitada. (Para o bem de alguém).

Embora tenha percebido o motivo, tenho dificuldade em assumir/aceitar que só o façamos de ano a ano. Não deveríamos fazê-lo mais frequentemente? Afinal, gostar de alguém é desejar quotidianamente o melhor para esse alguém. Não será?

Parabéns, pois, a todos os que sofrem e lutam.

Muitos parabéns àqueles que vencem.

Carla Leite

Cadima