O Jornal Mira Online procurou saber do Presidente da Associação Empresarial de Mira sobre o pulsar da economia do Concelho devido à atual crise derivada da COVID-19. Fica, aqui, a opinião de quem, por conta da atividade empresarial e da atividade de dirigente, consegue ver um pouco mais além. Um testemunho importante que merece a reflexão de todos, a começar pelos que conduzem o destino do Concelho.
“Estamos em duas lutas distintas no bom sentido: uma, a de tentar combater este Coronavírus pela segurança das empresas e a outra, a de manter o apoio da economia local com uma visão em toda a economia global .
Estamos com dois planos de contingência a nível da Associação Empresarial de Mira: um dos primeiros planos foram as alterações na sede a nível de comunicações e segurança aos associados, estando a nossa colaboradora em teletrabalho. O segundo foi uma alteração completa das nossas reuniões semanais que aumentaram, de forma semanal para periódicas e com a particularidade de serem via videoconferência por motivos de segurança.
Desde o primeiro momento estamos atentos a toda evolução das situações no concelho em duas vertentes: em primeiro plano a saúde da população e as normas aplicadas pelas empresas no concelho de Mira. Em segundo plano, estamos a reforçar toda a comunicação e informação de apoio aos nossos associados. Neste ponto sentimos uma necessidade de alargar aos restantes, de forma progressiva, por sentir que devemos estar unidos nesta luta.
Efectuei uma primeira avaliação do impacto que o surto de COVID-19 está a ter na economia local, nomeadamente no comércio local, alojamento e restauração. Para mitigar os prejuízos, agora espero e juntamente com o a restante equipa da Associação Empresarial de Mira, analisar uma possível forma de elaborar um Plano de Recuperação e Reativação Económica.
Depois das diversas medidas impostas para contenção e prevenção do surto de COVID-19 pela autarquia local, que obrigou por exemplo ao cancelamento de eventos e ao encerramento de diversos espaços, entre outras regras aplicadas por diversas entidades a nível nacional, estamos a trabalhar e avaliar alguns dos impactos económicos, atendendo a que a actividade do tecido empresarial do Concelho de Mira está assente em pequenas e médias empresas e muito exposta ao turismo de carácter anual, que pode ser afetado pelo cancelamento de reservas de hotéis e de restaurantes, temendo-se também a diminuição da atividade do comércio local, que já é uma realidade e em alguns casos encontra-se fortemente afectado em diversas áreas, assim como o impacto que possa existir nas empresas dos diversos polos do Concelho.
A partir deste momento considero que seja elaborada de forma progressiva uma avaliação do impacto no presente e no futuro, de forma a serem encontradas medidas mitigadoras para, posteriormente, serem criadas propostas ou Planos de Recuperação e Reativação Económica de Concelho de Mira, para além das fortes alterações dos apoios possivelmente previstos do poder central.
O nosso principal papel é ser uma ponte de ligação no apoio entre as empresas e as entidades competentes. Neste sentido é fundamental trabalhar em rede .Desde do primeiro momento estamos a colaborar com a Autarquia de Mira de forma acompanhar toda a progressão desta pandemia.
Recentemente efectuamos uma reunião mais alargada com alguns dos sócios e com apoio duma empresa de jurisdição. Nesta primeira fase foram efectuados esclarecimentos gerais e contamos alargar de forma progressiva para outras iniciativas semelhantes de videoconferência. Esta reunião ainda contou com a presença e participação do presidente da Câmara de Mira, Dr. Raul Almeida e os presidentes das juntas de Freguesia de Mira, Praia de Mira e Seixo de Mira.
Gostaria de salientar em nome Associação Empresarial de Mira, em especial a todos os nossos associados, empresas e empresários locais que estamos aqui para vos apoiar, pois juntos vamos vencer esta luta .
Todos os esclarecimentos e duvidas ponderam ser enviados para as nossas linhas de apoio :
Sede: +351 231 247 021
Email: [email protected]
Horário
Segunda a Sexta
9h às 13h00 | 14h00 às 18h no horário de atendimento.
Em situação urgente não hesite em entrar em contato com qualquer elemento da direção: https://aemira.pt/aemira/
Presidente da associação empresarial de Mira,
Américo Páscoa”