Parabéns ao Clube Náutico da Praia de Mira por ter sido a proposta mais votada no âmbito do Orçamento Participativo Mira 2016. Será, com toda a certeza, uma mais-valia para o Clube, para o Concelho e para todos os atletas que têm conseguindo ao longo dos últimos anos um excelente historial de medalhas!
Em relação à proposta de que sou autor (Projeto “Quinta Lúdico-Pedagógica”), embora não tivesse “ilusões” quanto a ser a mais votada, é com muita pena e alguma tristeza que encaro o resultado da votação.
O projeto, de âmbito Concelhio, seria com toda a certeza uma mais-valia para a Comunidade Escolar e também para a Comunidade Sénior. O objetivo do projeto era requalificar um espaço (ex-instalações da Cooperativa Agrícola mirense, CRL), um pouco “degradado”, transformando-o numa “Quinta Lúdica-Pedagógica Intergeracional”, com atividades para os “mais novos” (creches, jardins de infância e escolas do 1º ciclo) e para os “menos novos” (utentes seniores dos centros de dia e lares de idosos).
Durante o período de votação procurei contactar algumas empresas e instituições com o objetivo de estabelecer algumas parcerias/ protocolos para implementação do projeto. A recetividade por parte das empresas e instituições contactadas foi excelente, assim como o feedback obtido por membros da comunidade escolar (pais, professores, etc).
Pessoalmente, julgo que o facto de ser uma proposta apresentada em nome individual terá sempre maior dificuldade em ser uma das mais votadas! Será um bocado tipo “David contra Golias”, uma vez que todas as outras restantes propostas tinham como autores/ promotores associações do Concelho (o que é de louvar, não estou a criticar!).
Procurei divulgar o projeto da forma que me foi possível, nomeadamente através das redes sociais (facebook) e de uma iniciativa conjunta com o Jornal Mira Online. Lancei um “desafio” aos autores/ promotores das restantes propostas apresentadas no âmbito do Orçamento Participativa Mira 2016, para um debate de apresentação pública das mesmas. O objetivo era permitir aos munícipes conhecerem de forma mais detalhada cada uma das propostas, o que iria permitir, na minha opinião, exercer o seu direito de voto de forma mais informada e esclarecida. Mas, infelizmente, apenas um dos autores/ promotores se mostrou disponível – o que levou ao cancelamento da iniciativa!
De qualquer forma, apesar da fraca votação, estou algo satisfeito com o projeto! Tem, na minha opinião, “pernas para andar”. Desde que, como é óbvio, haja vontade para tal, quer política quer empresarial – fica aqui o “desafio”!
Obrigado a quem acreditou (e votou no projeto) e obrigado também pelo excelente feedback ao projeto (embora possam ter optado por votar nas outras propostas).
Carlos Rosete
(Projeto “Quinta Lúdica-Pedagógica Intergeracional”)