“Avizinha-se mais um ato eleitoral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mira, com vista à eleição dos órgãos sociais para o triénio 2022-2025.
É uma oportunidade para refletir sobre a situação sensível que esta associação tem vivido, agravada por uma conjuntura social e económica que agudiza as dificuldades no presente e condiciona o futuro.
Importa, neste momento, revalidar os propósitos da associação, e honrar uma história notável e de indiscutível relevância, tanto a nível concelhio como regional. A sua missão no âmbito da proteção civil, bem como de intervenção humanitária e social, será sempre homenageada pela nossa memória coletiva.
É neste quadro que os órgãos sociais se assumem importantes, como garante do cumprimento das normas estatutárias da Associação. E também é fundamental reconhecer que as nossas contribuições serão sempre muito mais humildes do que aquelas que devemos agradecer, reconhecidamente, a todos e a cada um dos Bombeiros.
Conscientes que as exigências e os desafios exigem cooperação, união e espírito de missão, estruturada principalmente com base no regime de voluntariado social, reunimos um grupo de associados com um conjunto diversificado de competências e vivências. Uma equipa dialogante, experimentada, com sentido de responsabilidade e coesa.
A equipa que integra a Lista A será capaz de criar as condições para revitalizar a associação e assegurar condições para que os Bombeiros, corpo ativo e comando, possam ser cada vez mais dignificados, dinâmicos, eficazes, diligentes e eficientes.
A situação interna atual e os condicionamentos impostos pela conjuntura social, económica e financeira, colocam desafios extraordinários para a AHBVM e para a sua sustentabilidade. Para os enfrentar, as propostas da Lista A estão articuladas essencialmente em 5 linhas orientadoras:
(i) melhoria das infraestruturas e reforço dos recursos técnicos e humanos que permitam a qualidade e segurança dos serviços prestados;
(ii) viabilização económico-financeira, assegurando a sustentabilidade da associação e a criação de condições para permitir investimento e modernização;
(iii) serviços administrativos e recursos humanos, criando as bases para um efetivo reconhecimento e fundamental valorização das pessoas afetas ao corpo de bombeiros e serviços de apoio;
(iv) reestruturação dos serviços complementares, nomeadamente do transporte de doentes não urgentes, assegurando a sua otimização e melhoria da assistência prestada, num quadro de uma gestão sustentável;
(v) reforço das relações institucionais a nível local, regional e nacional.
As propostas e a lista de candidatos podem ser consultadas de forma mais pormenorizada na página da candidatura em https://www.facebook.com/ListaAbombeiros/
Contamos contigo!
A equipa da Lista A”