Operação Fora de Jogo: Constituídos 47 arguidos entre os quais se encontram jogadores, agentes e dirigentes desportivos

A Autoridade Tributária efetuou na quarta-feira buscas a várias SAD’s do futebol português, incluíndo as três grandes — SL Benfica, FC Porto e Sporting CP — e a escritórios de advogados. Foram constituídos 47 arguidos incluindo jogadores, agentes e dirigentes desportivos. Em causa estão atos passíveis de configurar ilícitos criminais de branqueamento de capitais, fraude e fraude qualificada.

A notícia foi avançada inicialmente pelo Correio da Manhã, mas confirma posteriormente pela Autoridade Tributária e Ministério Público em comunicado. No âmbito da designada operação “Fora de Jogo”, foram feitas buscas às SAD’s (Sociedades Anónimas Desportivas) dos três grandes, entre outros clubes da I Liga.

A investigação está a cargo da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e foram “constituídos 47 arguidos (24 pessoas coletivas e 23 pessoas singulares), entre os quais jogadores de futebol, agentes ou intermediários, advogados e dirigentes desportivos”, revelou o Ministério Público ao final da tarde em comunicado enviado às redações.

“No inquérito investigam-se negócios do futebol profissional, efetuados a partir do ano de 2015, e que terão envolvido atuações destinadas a evitar o pagamento das prestações tributárias devidas ao Estado português, através da ocultação ou alteração de valores e outros atos inerentes a esses negócios com reflexo na determinação das mesmas prestações”, pode ainda ler-se.

Foram realizadas buscas em 56 locais (40 buscas domiciliárias e 31 buscas não domiciliárias) nomeadamente a “diversos clubes de futebol e respetivas sociedades” e “5 buscas a escritórios de advogados”, de acordo com o comunicado.

Madremedia