Onda de calor chega a Portugal com temperaturas até 40°C e risco de incêndio elevado

25.05.2025 –

Portugal Continental prepara-se para enfrentar uma semana de tempo quente e seco, devido a um anticiclone nos Açores, que se irá estender para o Golfo da Biscaia, e por um vale depressionário que chega do norte de África. Esta combinação dará origem a um fluxo de ar de sueste, trazendo uma massa de ar quente e seca do norte de África.

Temperaturas acima do normal

A temperatura do ar, já acima da média para o mês de maio, irá subir gradualmente ao longo da semana, com os dias 29 e 30 a registarem os valores mais elevados:

  • Mais de 30°C na generalidade do território;

  • Entre 35 e 40°C no interior Sul e no Vale do Tejo;

  • Noites tropicais (mínimas ≥ 20°C) poderão ocorrer nas regiões Centro e Sul.

Céu limpo, mas possibilidade de trovoadas

Prevê-se céu pouco nublado ou limpo durante a semana. Contudo, nos dias 29 e 30, poderá ocorrer aumento temporário de nebulosidade à tarde, sobretudo no interior, não sendo excluída a possibilidade de aguaceiros e trovoada no dia 30.

Vento e transporte de ar quente

O vento será fraco a moderado de norte, podendo soprar mais forte no litoral oeste e nas terras altas durante a tarde. Nos dias 29 e 30, espera-se vento de leste durante a madrugada, favorecendo ainda mais a entrada da massa de ar quente.

Risco de incêndio em alta

Estas condições irão provocar um aumento gradual do Perigo de Incêndio Rural (PIR):

  • PIR elevado a muito elevado na maioria das regiões;

  • PIR máximo em alguns concelhos do Sul do país.

Cuidado com a exposição solar

O índice de radiação ultravioleta manter-se-á muito elevado, devido à época do ano e à ausência de nebulosidade. São aconselhadas precauções redobradas na exposição ao sol, sobretudo entre as 11h e as 17h.

Fonte: Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)