O FC Porto confirmou esta madrugada, em comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), ter chegado a acordo com a PT/Altice para a venda dos direitos televisivos dos jogos da equipa principal dos dragões por dez anos, pela emissão em exclusivo do Porto Canal e pelo patrocínio na camisola da equipa principal por um valor global de 457 milhões de euros.
Das três partes do acordo anunciadas, apenas a relativa aos direitos televisivos dos encontros caseiros dos dragões no campeonato nacional não tem efeito imediato, visto os portistas terem de momento em vigor um acordo com a PPTV, de Joaquim Oliveira, válido entre as épocas 2011/12 e 2017/18. Assim, essa parte do acordo apenas entrará em vigor a partir da temporada 2018/19, tendo a acima referida duração de dez épocas. Além dos direitos televisivos, a PT/Altice assegura igualmente o direito de exploração comercial dos espaços publicitários do Estádio do Dragão para o mesmo período de dez anos.
Quanto aos restantes pontos, a PT/Altice garante os direitos de difusão do Porto Canal “pelo período de 12 épocas e meia, com início a
1 de Janeiro de 2016”, sendo previsível que, conforme adiantou no dia de ontem a TVI 24, o referido canal seja apenas transmitido nas plataformas MEO e Vodafone, saindo desta forma da grelha da NOS.
Por fim, a PT volta a ter o estatuto de patrocinador principal dos dragões, num acordo de sete épocas e meia, com início também a 1 de Janeiro de 2016. Assim, a formação azul e branca volta a ter um patrocínio frontal fixo na sua camisola, algo que não sucedeu na primeira metade da temporada. O clássico de 2 de Janeiro, diante do Sporting, referente à jornada 15 da Liga NOS, marcará assim a estreia desta novidade.
Eis o comunicado na íntegra:
“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, que o Grupo FC Porto chegou a acordo com a PT PORTUGAL SGPS SA, pelo valor global de EUR. 457.500.000, para a cedência de:
a) Direitos de Transmissão Televisiva dos jogos disputados pela Equipa Principal de Futebol, na qualidade de visitado, na Primeira Liga, bem como do Direito de Exploração Comercial de Espaços Publicitários do Estádio do Dragão, pelo período de 10 épocas desportivas, com inicio em 01 de Julho de 2018;
b) Direito de Transmissão do Porto Canal, pelo período de 12 épocas e meia, com inicio a 01 de Janeiro de 2016; e c) Estatuto de Patrocinador Principal do FC Porto, com o direito de colocar publicidade na parte frontal das camisolas da Equipa Principal de Futebol do FC Porto, pelo período de 7 épocas e meia, com inicio a 01 de Janeiro de 2016.
O Conselho de Administração
Porto, 27 de Dezembro de 2015”
Jornal Mira Online / Record