Oferta cultural e desportiva em Leiria vai atrair cerca de meio milhão de pessoas

O município de Leiria espera envolver cerca de meio milhão de pessoas em 2015, através de um conjunto de eventos culturais e desportivos.

Ao todo, o concelho vai receber 1.178 eventos naquelas áreas, resultado da colaboração com mais de dois mil agentes culturais, desportivos e outros, disse esta sexta-feira o vice-presidente da Câmara de Leiria, responsável pelas áreas da Cultura, Desporto e Associativismo.

“Estes eventos podem alcançar meio milhão de pessoas, mas o estudo de público não está totalmente definido, sobretudo nos eventos gratuitos. Mas este número aponta seguramente para mais dez por cento em relação a 2014”, sublinhou Gonçalo Lopes.

Para o incremento de participação nas iniciativas com apoio e organização da autarquia vai contribuir “um conjunto de novas iniciativas, produtos e ofertas, nomeadamente na área do turismo natureza e turismo ativo” e, ainda, a abertura do Museu de Leiria, que vai nascer no Convento de Santo Agostinho.

“Leiria está num percurso ascendente em termos de atratividade”, considerou o vice-presidente da Câmara, recordando que “nos espaços culturais já se está perto dos 100 mil visitantes”.

A programação apresentada esta sexta-feira divide-se em cinco eixos, que abrangem património, cultura, desporto de competição e informal, gastronomia, associativismo e diversos festivais.

Em 2015, a autarquia pretende lançar ainda o programa “Eu sou Leiria”, de modo a que “a população conheça melhor a história da cidade e cada um seja o embaixador da oferta turística e cultural de Leiria, para se poder acolher mais visitantes no futuro”.

Apostas fortes são também a gastronomia, com a criação de um circuito de visitas guiadas em que os participantes podem experimentar os sabores de Leiria, e o turismo religioso, procurando captar visitantes através da valorização da herança judaica da cidade.