Saiba mais sobre o grupo terrorista Estado Islâmico, que domina vastas porções de território na Síria e Iraque.
Inicialmente designado Estado Islâmico do Iraque e do Levante, o Estado Islâmico é uma organização terrorista jiadista, que se auto-proclama um califado com autoridade religiosa sobre todos os muçulmanos do Mundo. Tem semeado o medo no Médio Oriente e propagado a doutrina global recorrendo à extrema violência, nomeadamente através de execuções filmadas de militares, jornalistas e colaboradores humanitários.
Como nasceu?
No formato original, era composto e apoiado por grupos terroristas sunitas, entre os quais a Al-Qaeda no Iraque, o Conselho Shura Mujahideen e o Estado Islâmico do Iraque. O objetivo inicial era instituir um califado nas regiões de maioria sunita do Iraque. Após o envolvimento na guerra civil síria, o califado foi proclamado a 29 de junho de 2014. Abu Bakr al-Baghdadi é o líder.
Como se financia?
Não há garantias exatas sobre o total das receitas obtidas pelo Estado Islâmico. Estima-se que a organização terrorista lucre entre dois a três milhões de dólares por dia, o que o torna no mais rico do género. O dinheiro com que se financia provém da venda de petróleo, extorsão e cobrança de impostos nas localidades que controlam.
Que dimensão tem?
Haverá cerca de 100 mil homens nas fileiras do Estado Islâmico. Provêm de todo o Médio Oriente, mas também de muitos países da Europa, Portugal incluído. Os soldados são muito bem pagos e estão fortemente armados. Entre os traços distintivos, destaca-se o uso de uma bandeira negra no topo do prédio mais alto da zona que conquistam, distribuição de panfletos e um uso cada vez mais massivo das redes sociais para espalhar propaganda.
Fonte JN