João Pedro Caetano, jovem conhecido por todos os mirenses, irá ministrar uma Formação em Marketing, uma área na qual se sente como peixe na água, já que é formado em Publicidade e Relações Públicas pela Escola Superior de Educação de Viseu, e tem desenvolvido a sua forma profissional nesta área.
Sendo o Marketing, algo cada vez mais atual e importante num contexto de competitividade cada vez mais crescente, o que o João Pedro se propõe é levar a cada um dos seus formandos uma noção clara do Marketing de hoje, para além de dar pistas para que a criatividade e a intuição de cada um possam sobressair na árdua luta da concorrência.
A formação será ministrada em 7 datas, a saber: 5,12, 19 e 26 de Outubro e 2, 9 e 16 de Novembro, sempre no Ginásio de Educação Da Vinci, em Mira.
O Jornal Mira Online quis saber do formador, quais as expectativas que trás para o curso. Sempre afável, João Pedro Caetano deslindou as suas ideias de forma clara, dando uma real imagem do que pretende:
- Quais são os objetivos deste curso que irá ministrar?
Esta Formação tem por objectivo primordial capacitar os formandos de conhecimentos teóricos sobre o mundo da comunicação de forma a que possam utilizá-los e aplicá-los na prática no contexto profissional em que estão inseridos. Estas competências que lhes irão ser transmitidas permitir-lhes-ão estruturar projetos institucionais ou comerciais.
- Quem pode participar?
Pode participar qualquer pessoa que tenha vontade de aprender mais sobre a temática em questão. Não existe qualquer tipo de requisito mínimo. Basta querer aprender e ter gosto pelos temas que irão ser abordados.
- Por que escolheu este tema para o curso?
Escolhi este tema pois é algo que está cada vez mais presente no quotidiano de muitas empresas que ora procuram aumentar a notoriedade, ora procuram colocar novos produtos e seviços no mercado. O marketing sempre teve uma relevância nas empresas; o que mudou foi a abordagem que agora é mais voltada para a intuição e a inovação. O foco é na necessidade do mercado.
- Sente que a área de Marketing tem défice de ensino na nossa região?
Na nossa zona de Mira, Coimbra, sim, talvez haja algum défice de ensino. Não é uma crítica, é uma constatação de um facto. Se olharmos para Aveiro, onde há mais indústria, mais competitividade, o Marketing está muito mais implementado em várias empresas, é quase uma constante. A realidade é distinta, mas temos condições para fazer igual ou melhor, e fazer igual ou melhor passa essencialmente por dar o próximo passo, que é necessariamente “educar” as empresas para a importância do Marketing.
- Com o final do curso, a que ponto acha que um formando estará capacitado?
No final da formação espera-se que o formando esteja habilitado a reconhecer a importância do marketing no seio de uma empresa, bem como estar capacitado para o aplicar no seu contexto profissional, seja através da gestão de páginas no que a redes sociais diz respeito, à construção websites, ao desenvolvimento de um plano de marketing e tudo aquilo que o plano acarreta.
Mira Online