O FUTURO DA ESCÓCIA COMEÇA HOJE

Desde as 07:00 horas desta manhã, estão abertas as urnas em toda a Escócia, para se decidir, em referendo, se querem a separação do Reino Unido, ou se ficam como estão.

São cerca de 4.300.000 eleitores que decidirão o”o que fazer” com a atual relação institucional, que existe há mais de 300 anos.

Cerca de 97/ das pessoas que podem votar neste plebiscito – residentes maiores de 16 anos, cidadãos da União Europeia e dos países da Commonwealth – inscreveram-se para fazê-lo, o que demonstra bem, o interesse que está a gerar esta consulta à toda a a população residente, ou não, no país.

Com a possibilidade real da vitória do “sim” pela separação, Trabalhistas, Conservadores e Liberais democratas esqueceram suas “diferenças políticas” e juntaram esforços em apoio ao “não”, prometendo reforçar e transferir poderes ao país, caso este continue ligado ao Reino Unido.

Por sua vez, o Partido Nacionalista Escocês, apoiado pelo partido dos Verdes( o único partido da oposição) e por diversas organizações cívicas e sindicais, fez campanha a favor da criação de um novo “país mais justo e mais próspero” e que esteja “livre de armas nucleares”.

escócia