“O frio piora mesmo as dores articulares” – Verdade ou mito? (Lillian Castelão)

Chegamos a esta altura do ano e ouvimos muitas pessoas dizer “este frio é terrível para as minhas articulações”, “as minhas dores pioram muito com o frio”.
É uma questão muito frequente com a chegada do tempo frio: se as baixas temperaturas interferem com o agravamento das dores articulares, ligadas a doenças reumáticas, ou se se trata de uma falsa premissa.
Este texto pretende esclarecer se estas afirmações são suportadas pela evidência cientifica.

Doenças reumáticas: é verdade que se agravam com o frio?

Primeiro é importante explicar o que são: as doenças reumáticas apresentam alterações funcionais do sistema músculo esquelético, em particular nas articulações, de causa não traumática. Em Portugal, as que têm maior prevalência são a osteoartrose do joelho, da mão ou da anca; lombalgia; tendinite; osteoporose e fibromialgia. Segundo dados da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, cerca de metade da população portuguesa sofre de, pelo menos, uma doença reumática.

Com o frio, as articulações doem mais?

De acordo com os últimos dados da evidência científica, as temperaturas baixas, levam a uma situação de vasoconstrição de forma a manter o calor no organismo, o que provoca uma contração dos tecidos, tendões, músculos e articulações, colocando em risco o bom funcionamento articular.
Em regiões onde a temperatura corporal é menor, como pés e mãos, a constrição provocada pelo frio vai dificultar a dinâmica vascular e potenciar ou piorar os quadros de dor.
A cartilagem que reveste a superfície das articulações, possui outra particularidade importante: possui barorecetores, que detetam variações da pressão atmosférica. Com o tempo frio, pode haver descida da pressão atmosférica que é detetada pelos barorecetores, o que leva a uma perceção de dor nas articulações afetadas por um processo de desgaste. Assim, o facto das mudanças de temperatura poderem estar relacionadas com a dor em pacientes com osteoartrose é verdade, embora estas não tenham influência no agravamento da doença.
Não podemos esquecer que em estações do ano em que o sol não se encontra tão presente, existe um menor aporte de vitamina D, o que influencia de forma negativa, quem sofre destas patologias.

Nesta altura do ano, verifica-se um aumento na procura de tratamentos de fisioterapia e um dos principais motivos de consulta é a presença de osteoartrose.
Existe o mito frequente que “não há nada a fazer” no tratamento da osteoartrose, mas estes pacientes devem ser educados para a importância de manter um peso saudável e um estilo de vida ativo. O exercício terapêutico deve ser feito de modo regular em pequenas quantidades, com intensidade progressivamente mais elevada, tendo como objetivo alongar a musculatura e o fortalecimento dos músculos com a realização de exercícios aeróbicos.
Manter-se quente, colocar compressas de calor nas zonas dolorosas, não forçar as articulações, considerar uma boa alimentação e dormir o suficiente, são estratégias que pode adotar em casa.
A fisioterapia é uma resposta que pode ajudar a minimizar o impacto dos efeitos das baixas temperaturas e portanto, é importante considerar as estratégias terapêuticas que existem nesse sentido, consultando um fisioterapeuta que o pode ajudar.
A fisioterapia promove às pessoas com osteoartrose o desenvolvimento de competências que necessitam, para gerir e assumir o controlo da sua condição, aumentar a sua atividade e melhorar a qualidade de vida.

Texto escrito pela fisioterapeuta Lillian Castelão

Referências bibliográficas:
• The Influence of Weather Conditions on Joint Pain in Older People with Osteoarthritis: Results from the
European Project on OSteoArthritis, Journal Rheumatology, 2015 Oct;42(10):1885-92.
• The influence of weather conditions on osteoarthritis and joint pain after prosthetic surgery; Acta Orthop Belg
2020 Mar;86(1):1-9.

Para mais informações contacte-nos através dos contatos: 231 452 428 / 912860928
PROREAB
Rua Dr. António José de Almeida, nº220, R/C, 3070-399, Mira
www.proreab.pt
www.facebook.com/proreab
https://www.instagram.com/proreab_fisioterapia/