O Domus Nostra não vai a jogo!

“COMUNICADO
No passado dia 14/04 recebemos através do Comunicado Oficial n.º 29 da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) a informação de que o nosso clube tinha sido alvo de um processo sumário, relativo ao jogo do Campeonato da Divisão de Honra de Seniores Masculinos de Futsal, disputado entre o Norte e Soure e o Domus Nostra, em 09/04.
O referido processo aludia a “distúrbios que determinaram a interrupção do jogo pelo árbitro por um período superior a 5 minutos, alegadamente da responsabilidade de adeptos de ambas as equipas”.
Daqui resultou uma multa pecuniária no valor de 150€ e 1 jogo de interdição do nosso recinto desportivo.
O motivo que esteve na origem do processo sumário não corresponde à verdade e tal pode ser facilmente comprovado pelo registo de vídeo do jogo.
Conhecedores deste processo, tentamos:
1º Junto do Conselho de Disciplina da AFC a anulação do processo, mas este remeteu para o Conselho de Justiça, que quer pelas custas processuais quer pelos timings de resposta tornariam esta solução inviável;
2º Junto do Conselho de Arbitragem, que este abordasse a equipa de arbitragem e a confrontasse com o vídeo por nós enviado, do seu erro e que levasse à correção do relatório do jogo e consequente anulação do processo sumário. Até ao momento não obtivemos qualquer resposta;
3º Junto da direção da AFC, na pessoa do seu Presidente, que nos informou que nada haveria a fazer.
Posteriormente foi-nos solicitado pelos serviços da AFC que indicássemos um recinto desportivo para a realização do jogo onde cumpriríamos o dito jogo de castigo.
Com a certeza de que a razão nos assiste, optamos por:
1º Não indicar qualquer campo que não fosse o nosso recinto desportivo;
2º Não efetuar o jogo se este não se realizar no nosso recinto desportivo;
3º Solicitar à direção da AFC uma reunião com caráter de urgência, a realizar no decorrer da próxima semana.
Em mais de 20 anos de Futsal federado em competições da AFC e da FPF, esta será a primeira vez que iremos fazer uma falta de comparência.
Esta decisão não foi tomada de ânimo leve nem de forma irresponsável, mas por todo um acumular de situações que têm vindo a ocorrer ao longo da época, chegou a hora de dizer basta e tomar uma posição.
Neste momento todos os cenários estão em cima da mesa e a ser equacionados.
Terminamos pedindo compreensão e desculpas aos nossos atletas e equipas técnicas, aos nossos sócios e simpatizantes.
Até Breve
A Direção do Clube Domus Nostra
Portomar, 29 de abril de 2022″