Foi a maior estrela do rock português, o músico de quem todos gostavam, o sorriso que a todos contagiava. Agora, Zé Pedro vai ser nome de avião da TAP. É o primeiro músico rock a “batizar” aviões, numa lista que já inclui dezenas de nomes da cultura portuguesa. Uma homenagem da transportadora portuguesa ao músico e aos Xutos & Pontapés.
Uma homenagem da transportadora portuguesa ao músico Zé Pedro e aos Xutos & Pontapés. A partir desta sexta-feira, olhar para o céu pode servir para perguntar: “será aquele o avião Zé Pedro?”
A TAP vai dar o nome do guitarrista dos Xutos & Pontapés, que morreu em 30 de novembro de 2017, a um avião da empresa.
O avião escolhido é um dos novos Airbus A321neo, recentemente recebidos pela Transportadora Aérea Portuguesa, integrando a frota do médio curso da companhia.
O batismo vai acontecer num dos hangares da TAP na sexta-feira de manhã e esta música, da autoria de Zé Pedro no álbum Circo de Feras em 1987, vai marcar a cerimónia, com a presença dos outros Xutos & Pontapés, da família de Zé Pedro, responsáveis da TAP e de alguns convidados especiais.
Zé Pedro é o primeiro nome da música moderna a dar nome a um avião da TAP, numa lista onde aparecem nomes da música como Guilhermina Suggia, Luísa Todi, Luís de Freitas Branco e Amália Rodrigues. Nas outras artes há nomes que vão de José Saramago a Júlio Pomar, de Luís Vaz de Camões a Manoel de Oliveira, de Malangatana a Fernando Pessoa, de Gil Vicente a… Eusébio.
O Airbus A321neo, CS-TJL, além do nome de Zé Pedro vai ter o “X”, que simboliza a mais importante banda do rock português.
Esta homenagem da TAP a um dos mais importantes nomes da música portuguesa acontece no ano em que os Xutos & Pontapés celebram 40 anos e acabam de lançar Duro, um novo álbum, o último em que o músico fundador dos Xutos ainda participou. Agora, vai ser possível voar com Zé Pedro.
Ricardo Alexandre / TSF