7.9.2023 –
O número de infeções por covid-19 está a aumentar e atingiu um pico no final de agosto. Num só dia, houve perto de 1.000 infeções, o valor mais alto dos últimos nove meses.
No arranque da Jornada Mundial da Juventude, a 1 de agosto, o país registava 255 casos de covid-19. Nas semanas seguintes, os números dispararam: 523 casos no dia 14, 770 casos no dia 21 e mais de 900 casos no final do mês.
O número de infeções abrandou ligeiramente no início de setembro. Ainda assim, mantém-se acima da média dos últimos meses. O número atual de infeções é tão alto como o de 21 de novembro do ano passado, quando houve perto de 1.050 casos de covid-19.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) não emitiu qualquer norma por causa da subida dos casos, mas houve hospitais que o fizeram. Nos hospitais Santa Maria e Pulido Valente, em Lisboa, voltou a ser obrigatório o uso de máscara nas visitas aos doentes e nos internamento.
Há quem defenda o regresso da máscara em determinadas ocasiões, sobretudo em aglomerados, mas discorde de uma nova imposição.
A Direção-Geral da Saúde esclarece que há uma nova variante de covid-19 que é mais transmissível e que pode explicar a subida do número de infeções. Ainda assim, importa referir que o risco de doença grave é muito inferior, nada comparado com o de há três anos.
SIC Notícias