Núcleo Museológico do antigo Hospital Rovisco Pais abre ao público dia 7 de Setembro

O Núcleo Museológico do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais (NMHCRP) abre ao público na próxima terça-feira, 7 de Setembro, numa das alas da capela que integra o complexo de edifícios do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, na Tocha. A anteceder a abertura, terá lugar, pelas 14h00, uma cerimónia de inauguração onde estará representada a Sasakawa Health Foundation, fundação japonesa ligada à doença de Hansen e que apoia este novo projeto.

Na sua exposição permanente patente na antiga capela do hospital, o Núcleo Museológico revela ao público, pela primeira vez, um conjunto significativo de património cultural e científico do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais. O percurso expositivo convida o visitante a conhecer a última leprosaria portuguesa, criada em 1947 e extinta em 1996, através de fragmentos do passado – objetos, fotografias e documentos vários – representativos das atividades desenvolvidas no hospital e reunidos nos seguintes núcleos temáticos:

Hospital Colónia Rovisco Pais, a última e única leprosaria nacional;
Cronologia do combate e erradicação da doença de Hansen em Portugal;
A doença e os doentes;
O laboratório, a farmácia e os tratamentos;
A assistência clínica;
O quotidiano na aldeia terapêutica;
A assistência à família dos doentes de Hansen.

A visita ao NMHCRP é gratuita e proporciona a quem a visita uma viagem no tempo, à história da Medicina, da saúde e da assistência social no século XX durante a época em que a doença de Hansen proliferou em Portugal. A conceção do Núcleo Museológico, há muito ambicionada pelo CMRRC-RP, foi norteada por um forte compromisso com princípios de sustentabilidade materializados, quer na otimização de custos e recursos, quer nos processos de consciencialização, resgate e restauro do património. Deste compromisso, e da reutilização de materiais e mobiliário do antigo hospital, resulta o facto de, neste espaço, tudo constituir, por si só, um veículo de história, identidade e memória coletiva. O mesmo projeto inclui o desenvolvimento de uma coleção de histórias de ex-utentes e ex-funcionários ou visitantes do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais com base nos arquivos e na recolha de testemunhos/memórias orais que têm sido disponibilizadas no site https://www.hansen-stories.pt/ de que foram selecionadas algumas memórias para a exposição itinerante que tem vindo a percorrer o país.

A criação do Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais surge no âmbito do projeto “Rovisco Pais old leprosy – a museological nucleus and storytelling website” desenvolvido no CMRRC-RP apoiado pela Sasakawa Health Foundation. Um projeto abrangente, desenvolvido nos últimos anos, cuja finalidade tem sido a recuperação do património do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais, a única leprosaria nacional, a integrar numa rede internacional de museus de antigas leprosarias in situ e nas rotas do turismo de saúde, da religião e da ciência.

Visitas ao NMHCRP

A visita é gratuita e acompanhada por um guia e deve ser agendada, mediante marcação prévia, através dos seguintes contactos:
Telefone: 231440900
Email: [email protected]
Morada
Quinta da Fonte Quente,
3064-908 Tocha (Cantanhede)