Começou recentemente a execução de um troço de estrada entre a Rua Dr. Filipe Requixa e a Rua Heróis do Ultramar, na zona de expansão sul de Cantanhede. Os trabalhos que estão a ser realizados pelas equipas da Divisão de Administração e Apoio às Freguesias da Câmara Municipal consistem na abertura do novo percurso viário e na aplicação de tout-venant e vai permanecer assim durante algum tempo para que fique devidamente consolidada a base de sedimentação, após o que a autarquia avançará com a empreitada para aplicação do pavimento betuminoso e trabalhos completares, nomeadamente a instalação do sistema de drenagem de águas pluviais e de equipamentos de segurança, sinalização, passeios e estacionamento.
O novo troço de estrada nasce do aproveitamento prolonga a rua Dr. Filipe Requixa, na parte posterior do Bairro Charles Cide, num traçado em linha reta até à Rua Heróis do Ultramar, em direção à estrada de Outil, o que virá a facilitar significativamente a circulação viária neste local.
Trata-se de uma obra complementar a outra realizada há algum tempo, designadamente o prolongamento da Avenida do Brasil, onde foi executada a rotunda “Maria de Cantanhede, na confluência com a Rua Antero de Quental e a Rua Padre Américo.”.
Para concretizar esse prolongamento da referida avenida, a autarquia teve de adquirir uma garagem/armazém e o imóvel contíguo no lado Poente, o que representou um investimento muito significativo, mas plenamente justificado no quadro da política de qualificação e valorização do sistema de mobilidade em todo o perímetro da cidade de Cantanhede.
Agora, com a execução do novo troço de estrada entre a Rua Dr. Filipe Requixa e a Rua Heróis do Ultramar conclui-se esse processo numa importante área residencial em expansão da cidade e que oferece indiscutíveis vantagens ao nível da fluidez de trânsito em diversas ruas das imediações, facilitando ainda a ligação dessa zona à estrada para Outil.
A via terá um perfil transversal análogo ao existente na urbanização contígua, variando de acordo com as zonas destinadas a estacionamento público, prevendo-se, também, a execução de um passeio com dois metros de largura, confinante a Sul.
Ao nível da rede de águas pluviais, o caderno de encargos da empreitada a lançar a concurso oportunamente incluirá a instalação de uma malha de sumidouros implantados nas laterais da faixa de rodagem e que ficarão ligados a caixas de visita e coletores a executar no eixo da via. Estes, por sua vez, terão destino ao coletor pluvial existente na rede pluvial da urbanização.
O projeto prevê também especiais cuidados ao nível da sinalização vertical e horizontal, para garantir, em complemento com as marcas rodoviárias, um correto ordenamento e fácil escoamento do tráfego. De resto, ficou definida a execução de toda a sinalização horizontal em material refletor de aplicação a quente (termoplástico) com incorporação de esferas de vidro, garantindo-se, desta forma, a perfeita visibilidade noturna.