Novo Regulamento da “Feira de Velharias e Antiguidades de Mira”

 

A Junta de Freguesia de Mira, numa das suas últimas reuniões de executivo, alterou o regulamento da “Feira de Velharias e Antiguidades de Mira” que se tem realizado no Jardim Municipal, no centro da vila.

A primeira feira que se realizou foi no dia 28 de Junho de 2014, tendo vindo a ser realizada, após isso, no 4.º sábado de cada mês, entre as 09:00 e as 18:00 horas.

Das alterações aprovadas, uma diz que a feira passa a ter outro calendário para a sua realização. Artur Fresco, presidente da Junta de Freguesia de Mira explica que “A Feira era realizada no 4.º sábado de cada mês. Dado que alguns meses apanham 5 sábados, algumas pessoas apareciam no último sábado, quando a Feira já se tinha realizado no anterior. Para evitar este tipo de confusão, resolvemos realizar o evento no último sábado de cada mês.”

Uma outra alteração permite alargar o objecto da feira e quiçá o seu espaço de venda já que poderá interessar a muitas outras pessoas que não só aquelas interessadas em velharias. Diz Artur Fresco que, a partir da próxima edição, “pretende-se permitir a venda de alguns produtos diferentes dos habituais, tentando proporcionar mais dinâmica e movimento de bens e pessoas no dia da Feira. Assim, poderão ser vendidos/trocados produtos de particulares, nomeadamente da sua produção, tais como todo o tipo de artesanato, frutas, legumes, batatas, sementes, árvores, flores, etc”.

Quanto aos terrados, a Junta de Freguesia de Mira, como entidade organizadora, salvaguarda a sua posição de cobrar pelo espaço. (O preço diário dos lugares para os expositores é de 1€ por cada metro linear. Para expositores num evento único ou a título experimental o custo é de 2,5€ por cada metro linear). Mas trata-se de uma questão de salvaguarda visto que a receita não é significativa. “os montantes cobrados não são significativos para os cofres da Junta de Freguesia e, como incentivo ao comércio local, a intenção será de facultar gratuitamente os terrados”.

 

Mira Online agradece a amabilidade do texto enviado por Paulo Gabriel, diretor do Jornal Voz de Mira. Confiamos totalmente na boa relação entre os meios de comunicação local cujo maior objetivo é o de informar!