As previsões apontam que o período mais frio se vai registar entre 26 de Fevereiro e 4 de Março. A partir desta altura, as temperaturas devem aumentar gradualmente.
A próxima vaga de frio que se vai abater sobre a Europa chega já na próxima semana e vai estender-se até aos primeiros dias de março. Alemanha, França e Reino Unido vão registar as temperaturas mais baixas do ano.
Na próxima semana, as temperaturas devem descer entre 4 a 6 graus Celsius no Reino Unido em relação ao normal e entre 6 a 10 graus na Europa Central. No Leste da Europa, as descidas vão ser ainda mais acentuadas: entre 10 a 15 graus abaixo do normal nesta região, de acordo com as previsões do weather.com.
As previsões apontam que o período mais frio se vai registar entre 26 de fevereiro e 4 de março. A partir desta altura, as temperaturas devem aumentar gradualmente.
O ar frio vai ser acompanhado de humidade, o que pode resultar em grande acumulação de neve. As regiões Este e Sudeste da Europa podem acumular entre 2 a 5 centímetros de neve já na próxima semana.
O culpado do clima frio é um evento climático raro conhecido como um aquecimento estratosférico súbito. O que permite que uma área de alta pressão leve o ar frio da Sibéria para a Europa, de acordo com Matt Dobson, meteorologista da energia no MeteoGroup.
Esta alta pressão deverá mudar o centro da Gronelândia para a Islândia, o que fará com que as regiões do Norte da Europa não estejam tão frias como o Centro, aumentando o risco de neve na região central do continente europeu.
Entretanto, de acordo com as previsões do weather.com, até ao final desta semana, a Islândia vai apresentar temperaturas acima do valor normal e bem mais quentes do que no Reino Unido. Também o norte dos EUA vai registar temperaturas recordes para a estação.
economico