Nota informativa da Câmara Municipal de Mira

PORTUGAL 2020

CADASTRO DAS INFRAESTRUTURAS NO SISTEMAS EM BAIXA, DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE SANEAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

Foi aprovada ao Município de Mira uma candidatura para Elaboração de Cadastro das Infraestruturas Existentes nos Sistemas em Baixa, de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais. A candidatura agora aprovada ascende a cerca de 170.000,00€ e insere-se no âmbito do Aviso de POSEUR-12- 2015-18 e tinha sido submetida no final do ano de 2015.

moveis-pascoa-2016

Esta candidatura e os instrumentos que dela vão resultar são essenciais para uma gestão sustentável dos recursos hídricos ao nível do planeamento estratégico ambiental.

O cadastro reveste-se de elevada importância, uma vez que o município não possui informação fiável acerca da localização dos elementos das redes de Abastecimento de Água (AA) e Saneamento de Águas Residuais (SAR), assim como dos materiais que as constituem.

Os trabalhos a desenvolver passarão pela realização de uma “radiografia” a todas as redes de AA e SAR do município, para posterior inventariação e georreferenciação, que permitirão que as intervenções futuras na rede, sejam feitas com maior rapidez, eficiência e menores danos colaterais. Posteriormente, ainda no âmbito da candidatura, será adquirida cartografia homologada, na qual serão representadas as redes cadastradas.

De salientar a extrema importância desta candidatura, uma vez que sem o Cadastro das redes não é possível fazer candidaturas para obras de saneamento e abastecimento de águas no quadro comunitário Portugal2020. Logo, a aprovação desta candidatura é essencial, porque só assim o Município de Mira poderá apresentar candidaturas neste âmbito, como, aliás, já foi feito com a candidatura de mais de 3,5 milhões de euros em conjunto com a Águas do Centro Litoral, cuja aprovação depende, em parte, do resultado da candidatura do cadastro, agora aprovada.