14.7.2024 –
Pode ler, abaixo e na íntegra, à nota enviada ao Jornal Mira Online:
“O Partido CHEGA, Bancada Municipal de Mira, vem desta forma acusar a receção de inúmeras comunicações de desagrado perante a forma como a autarquia (Junta de Freguesia ou Câmara Municipal) limpou os passeios e bermas das ruas bem como estradas na freguesia de Carapelhos. Nesta freguesia foram realizados trabalhos de limpeza usando produtos fitossanitários (herbicidas).
O seu uso, embora legal, é questionável. O manuseio destes produtos obedece a normas sanitárias devidamente regulamentadas o que parece não ter existido nesta aplicação. A aplicação dos produtos foi provavelmente realizada num dia de vento, e com muito pouco profissionalismo. Importa referir que os produtos herbicidas se propagaram muitos metros para além dos passeios e bermas da estrada, como mostram as fotografias anexas. Não houve também respeito pelos terrenos agrícolas. Importa referir que muitas hortícolas foram recolhidas e comercializadas nos dias a seguir a aplicação o que poderá ser um perigo para a saúde pública.
Entendemos que a aplicação de produtos fitossanitários não deve ser realizada pelas autarquias, que devem optar por meios mecânicos de limpeza.
Esperamos, que futuramente, não sejam mais aplicados produtos fitossanitários nas ruas desta freguesia bem como no município.
Agradecemos que esta nota de imprensa seja reencaminhada para as autoridades sanitárias”.
Augusto Louro Miranda
(Grupo de trabalho – Concelhia de Mira)
(Autarca eleito na Assembleia Municipal de Mira)