Estão encerradas as Festas em Honra de São Tomé, o Padroeiro do município. O balanço será feito no momento certo e, certamente, cada um dos visitantes já terá a sua opinião formada…
O sexto e último dia começou bem cedo com uma feira medieval que vai se refazendo a cada ano, procurando retratar os tempos antigos, para que estes não caiam no esquecimento, de uma forma simples, porém na busca incessante do maior realismo possível. Os romeiros, os animais, o burburinho das conversas entre os muitos personagens e os que por lá passavam, emprestavam um certo ar de nostalgia à manhã de feriado, fazendo antever um encerramento em grande…
Com o Dia da Freguesia do Seixo em pleno, passeou-se pela história, pela cultura e pelas tradições seculares de uma religiosidade incontornavelmente referenciada àquela Freguesia e à um município que carrega, também ele, uma forte componente histórico-religiosa.
Para a noite, entretanto, eram esperados com natural curiosidade os espetáculos protagonizados pela Filarmónica Ressurreição de Mira e pela União Músicos de Mira muito bem instalados naquele que era o palco principal do evento e que mereceu as honras de ter artistas mirenses e de fora que tocaram, cantaram e dançaram para gáudio dos milhares de visitantes que a Festa recebeu nestes seis dias.
Antes do já histórico encerramento, a cargo dos famosos e sempre ansiosamente aguardados TV5 – que não defraudaram os espectadores – vieram dez brilhantes minutos no céu mirense, onde um espetáculo de fogos de artifício coadjuvados por canções quentes de um verão que vai passando com timidez, deixaram a todos a olhar para cima e admirar as formas coloridas que anunciavam o fim das Festas de 2019 e o início da preparação das Festas do próximo ano.
Tenha-se, ou não, gostado disso ou daquilo, importante mesmo é que o momento mais esperado do ano para toda uma população que se encontra – ou, reencontra, conforme o caso – em dias e noites de verdadeira vida em sociedade, acabou sem problemas e com muitas histórias por contar.
Venha, então, o São Tomé de 2020: o povo vai aguardar com a mesma ansiedade os momentos que, por mais pequenos que sejam, acabam por marcar histórias de vidas…
As imagens da Procissão são da autoria de João Eduardo Ribeirinho, a quem o Jornal Mira Online agradece a disponibilidade.
Jornal Mira Online