NIGÉRIA: ATENTADO SUICIDA EM ESCOLA DA FAZ PELO MENOS 47 MORTOS

Segundo a agência France Presse,um atentado suicida causou, esta segunda-feira, pelo menos 47 mortos e 79 feridos entre os alunos de uma escola no nordeste da Nigéria.

Emmanuel Ojukwu, porta-voz da polícia nigeriana declarou: “Houve uma explosão provocada por um bombista suicida” numa escola de Potiskum, no estado de Yobe,

“Existem 47 mortos e 79 feridos” entre os estudantes, adiantou, indicando que o grupo radical islâmico Boko Haram é suspeito de ser responsável pelo ataque.

A explosão ocorreu numa escola pública do ensino secundário para rapazes de Potiskum, a capital económica do estado de Yobe, numa altura em que os estudantes estavam concentrados para ouvirem o reitor antes do início das aulas, segundo um professor e um elemento das equipas de socorro.

“Os estudantes estavam concentrados para a reunião da manhã quando algo explodiu no meio deles (…) exatamente às 7.50 horas (6.50 em Portugal continental)”, declarou um professor que pediu para não ser identificado.

Yobe é um dos três estados do norte da Nigéria sob lei marcial há um ano e meio devido à insurreição sangrenta do Boko Haram, que causou mais de 10 mil mortos nos últimos cinco anos.

O Boko Haram, cujo nome significa “a educação ocidental é pecado” em língua haussa, já realizou numerosos ataques contra estabelecimentos escolares.

Fotor1110113526