Neve corta estradas e fecha escolas no Norte do país

Em Baião encerraram os três agrupamentos de escolas. Em Viseu fecharam várias escolas dos concelhos de Resende, Castro D’Aire, Tondela e Lamego.

A queda de neve em vários pontos do país provocou esta sexta-feira o corte de estadas e o encerramento de escolas primárias. Por precaução, foram encerradas diversas escolas do ensino básico, sobretudo nos distritos do Porto e de Viseu.

No Porto, o concelho mais afectado é o de Baião, onde encerraram os três agrupamentos de escolas. No distrito de Viseu, encerraram várias escolas dos concelhos de Resende, Castro D’Aire, Tondela e Lamego.

No Alto de Espinho, a neve obrigou ao corte do IP4. O responsável pela Protecção Civil no distrito de Vila Real, Álvaro Ribeiro, descreveu a situação à Renascença. “A brigada de trânsito fechou a circulação para facilitar a retirada de veículos e a circulação dos limpa-neves. Após a limpeza de estrada e distribuição de sal, irá ser aberta a estrada IP4 na sua extensão”, indicou.

“É uma estrada que tem muito movimento; hoje, sexta-feira, fim-de-semana, [há] o movimento pendular das pessoas que vão para o litoral e do litoral para o interior. Contudo, estamos a fazer todos os esforços para que a estrada normalize”, assegura o responsável da Protecção Civil.

A fila de viaturas chegou a estender-se por três quilómetros, sendo o sentido Amarante – Vila Real o mais complicado. A GNR procedeu ao acompanhamento de grupos de dez viaturas de cada vez para permitir essa ligação.

Álvaro Ribeiro informa que não há problemas de maior com as pessoas que estiveram ou ainda estão retidas nas viaturas. “Estamos a dar apoio às pessoas que necessitam, os bombeiros estão no local e estão a fazer esse papel.”

O responsável relata que foi também efectuado “o acompanhamento de um autocarro que trazia estudantes que vinham numa viagem”, mas “nada de problemático”. “Os bombeiros estão no local com veículos adequados a fazer esse tipo de trabalho. As coisas estão a decorrer com normalidade nesta circunstância”, concluiu.

Viseu, Vila Real e Bragança são os distritos onde tem nevado com maior intensidade, mas foi registada queda de neve também na Serra da Estrela e em Fátima.

Fonte: rr.sapo.pt