Pela primeira vez em mais de uma década, a Netflix perdeu subscritores. São menos 200 mil os utilizadores da plataforma de streaming a nível global no primeiro trimestre de 2022, em comparação com os últimos três meses de 2021. Mas o cenário de regressão não se fica por aqui, já que o gigante do streaming espera uma perda de subscritores que pode chegar aos dois milhões no segundo trimestre.
Para a Netflix, uma das grandes culpadas pelo decréscimo da evolução de subscritores é nada mais nada menos do que a partilha de palavras-passe e de contas. De facto, há um mês, a Netflix revelava, uma vez mais, os planos que tem para pôr um ponto final nessa situação e garantir que parte daqueles que utilizava a conta de outra pessoa faz a sua própria subscrição.
Contudo, os factores que contribuem para a inédita queda da plataforma não se ficam por aqui. A guerra na Ucrânia, que levou a Netflix a suspender os seus serviços na Rússia, levou a uma perde de cerca de 700 mil subscritores. Além disso, o cada vez maior número de concorrentes no mercado também tem contribuído para a redução dos números da Netflix, que compete com plataformas como Disney+, HBO Max e Prime Video.
Como seria de esperar, o valor em bolsa da Netflix ressentiu-se com a novidade e caiu mais de 22% algumas horas depois da revelação do streamer. Ainda assim, no primeiro trimestre do ano o lucro totalizou os 1,6 mil milhões de dólares.
Marketeer