A Autoridade Marítima Nacional emitiu esta quarta-feira um “Aviso Vermelho” para as zonas de Peso da Régua, albufeiras do Carrapatelo e Crestuma/Lever e Ribeira do Porto/Gaia devido a descargas de água provenientes de Espanha.
“Para as próximas horas e nas correntes condições de preia-mar (maré alta) de 20 de abril, deverá ser observada uma situação de cotas de cheia no Peso da Régua e albufeiras do Carrapatelo e de Crestuma/Lever, podendo ultrapassar na zona da Ribeira do Porto/Gaia, o nível verificado no fim de semana de 15 de abril”, lê-se no aviso enviado pela Capitania do Porto do Douro.
O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro passou esta quarta-feira aquela via navegável à fase de “Aviso Vermelho” e recorda que se encontra “com a navegação suspensa em toda a extensão desde 15 de abril”.
Fonte da Autoridade Marítima contactada pela agência Lusa explicou que o ‘Aviso Vermelho’ significa que há riscos de “cheias”, como pode haver “riscos de galgamento da água nas margens” e, por causa desses riscos, é aconselhável que as pessoas devam ter cuidados “redobrados”, designadamente as que praticam desportos náuticos nas zonas referenciadas ou que aí tenham embarcações.
A situação hidrológica verificada nas últimas horas comprovam “alterações das descargas provenientes de Espanha”, com caudais na ordem dos 3.000 metros cúbicos por segundo (m3/s) no Pocinho, verificando-se no troço nacional do rio Douro descargas de 3.500 m3/s na Régua, acima dos 4.000 m3/s no Carrapatelo, podendo ultrapassar temporariamente os 4.500 m3/s em Crestuma/Lever.
O CPPC informa ainda que vai estar a acompanhar a evolução da situação e que vai fazer a “atualização da informação sempre que entender necessário”.
Esta manhã, a montante e a juzante da barragem de Crestuma/Lever, em Gaia, o rio apresentava manchas brancas, devido à descarga extraordinária de água.
Fonte: JN