Nave espacial da “Virgin” sofre acidente durante teste‏

Segundo um relato das autoridades competentes, uma nave espacial suborbital de passageiros, desenvolvida pela empresa Virgin Galactic, caiu durante um voo-teste, na passada sexta-feira, no porto aéreo espacial de Mojave, no estado norte-americano da Califórnia, matando um tripulante e deixando o outro gravemente ferido.

A queda do veículo, que fazia o seu primeiro teste de voo motorizado sobre o deserto do Mojave, aconteceu dias depois da explosão do foguete da Orbital Sciences, que levava mantimentos para a Estação Espacial Internacional e que explodiu, na Virgínia, momentos após a descolagem, tendo ficado completamente destruído.

O co-piloto morreu na queda e o piloto, que se ejectou, ficou gravemente ferido e foi transportado para um hospital da região.

Mais de 800 pessoas já terão pago para, um dia, viajarem a bordo da nave espacial que é levada a uma altitude de cerca de 14 mil metros e depois libertada, momento em que acciona o seu motor de foguete para se catapultar a cerca de 100 km acima da Terra, proporcionando aos passageiros uma vista do planeta com o espaço sideral ao fundo e alguns minutos sem gravidade.

O veículo é baseado num protótipo, o SpaceShipOne, que há 10 anos conquistou o prémio Ansari X, de 10 milhões de dólares, por ser a primara nave espacial desenvolvida por uma empresa privada, a voar no espaço.

Numa mensagem deixada no Twitter, pela Virgin, pode ler-se: “Durante o teste, o veículo sofreu uma séria anomalia, que resultou na perda do SpaceShipTwo. Iremos trabalhar com as autoridades relevantes para determinar a causa deste acidente e fornecer actualizações.”

O acidente foi um grande revés para a Virgin Galactic. A SpaceShipOne, uma nave espacial para seis passageiros e dois tripulantes, almeja realiza os primeiros voos comerciais suborbitais do mundo assim que possível.

nave