A animação de Natal em Cantanhede começou em 6 de Dezembro com a ligação do sistema de iluminação constituído por apontamentos luminosos alusivos à quadra em locais de maior circulação da cidade, com destaque para a fachada dos Paços do Concelho. Na frente do edifício está uma árvore de Natal de grandes proporções e um presépio em pedra de Ançã, cenário escolhido pela a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, para assinalar simbolicamente o início das iniciativas e ações que vão ser desenvolvidas durante a época natalícia. O ato foi ainda marcado pela atuação do Ensemble de Metais da Academia de Música de Cantanhede, que interpretou temas do seu repertório, alguns evocativos do Natal.
Mobilizar a comunidade para uma celebração conjunta da quadra de Natal é o objetivo do programa de animação que o Município de Cantanhede promove durante o mês de dezembro, no âmbito de uma parceria que envolve a AEC – Associação Empresarial de Cantanhede, as Juntas de Freguesia e várias entidades de carácter sociocultural.
É assim que, até ao próximo dia 6 de janeiro, a Praça Marquês de Marialva vai ser palco de diversas atividades, entre as quais exposições, teatro, música, jogos tradicionais, um mercadinho, ateliês de criativos diversos, carrossel para as crianças e uma tômbola de Natal, além da realização de uma campanha de solidariedade a favor das famílias mais desfavorecidas.
Trata-se de um programa de animação concebido para tornar a sala de visitas da cidade o centro nevrálgico da celebração do Natal no concelho, complementado com um vasto conjunto de eventos, estes no âmbito da política de descentralização cultural da Câmara Municipal, também em parceria com as Juntas de Freguesia e associações locais.
Isso mesmo referiu a presidente da autarquia, salientando “o interesse de tudo o que vai desenrolar-se na Praça Marquês de Marialva, onde, muitas atividades com dimensão pedagógica para as crianças, as famílias encontrarão um ambiente acolhedor e fortemente sintonizado com o espírito de Natal. Há muitos e bons motivos para as pessoas visitarem Cantanhede durante esta quadra, incluindo o fazer compras no comércio tradicional. Mas o programa de animação de Natal não se resume à cidade, sublinhou Helena Teodósio, “pois estão agendadas inúmeras realizações de carácter religioso e festivo promovidas pelas juntas de freguesia e os movimentos associativos, em parceria com a Câmara Municipal. A coesão das comunidades também se reforça por esta via, pelos acontecimentos que favorecem o encontro das famílias, neste caso a pretexto da celebração em que esse encontro adquire um significado ainda mais profundo”, concluiu a autarca.
Para este fim de semana, o programa de animação de natal propõe o Concerto Mariano do Grupo Vocal Ançãble na Igreja Paroquial de Ourentã, amanhã, 7 de dezembro, às 21h30; no domingo, às 16h00, é a vez do teatro, com a peça A Greve das Renas, dramatização de um texto de Natália Queirós pelo Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal, que regressa ao palco deste equipamento cultural depois da estreia do espetáculo na última sexta-feira.