Natação da Sociedade Columbófila entra em força no novo ano

Foi com a presença em 3 provas distintas, que a Seção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede retomou a atividade desportiva no novo ano de 2016.

No dia 16 de Janeiro, a coletividade de Cantanhede esteve presente na XVI edição do Torneio Cidade da Maia, que contou com a participação de 199 atletas em representação de 16 clubes, sendo a Sociedade Columbófila o único clube da Associação de Natação Coimbra presente, com 8 atletas Infantis, que aproveitaram a oportunidade para atingir marcas (TAC) que lhes possibilitam participar na prova mais importante para o seu escalão na época de Inverno, o Torneio Zonal de Infantis que se vai realizar em Março na cidade de Bragança. Em termos globais, a participação foi bastante positiva, tendo em conta que 80% das provas nadadas resultaram em novos recordes pessoais e em 5 novos TAC.

Em simultâneo, mas no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra, decorreu a Fase de Qualificação (SUL) do Campeonato Nacional de Longa Distância.  Participaram nesta competição, 76 atletas em representação de 15 clubes estando a ASSSCC  presente com 4 atletas. À  imagem do que tem sido habitual, todos os nadadores, conseguiram através das suas prestações obter o “passaporte” para a fase final dessa competição, que se realizará em fevereiro, na Póvoa do Varzim. Assim, na distância de 5Km e no setor masculino,  Alexandre Coutinho obteve o 1º lugar de sénior, tendo realizado a distância com o tempo de 55 minutos 49 segundos e 91 centésimos, já o seu colega Júnior Diogo Marques obteve a 3ª posição com a marca 56’ 55”87. No setor feminino, Sara Alves realizou a mesma distância, com o tempo de 1 hora 02 minutos 59 segundos e 58 centésimos, marca essa que viria a ser a 2ª melhor marca das provas de qualificação (Zona Norte e Zona Sul).

No dia 17, foi novamente dia de provas, e marcaram presença no Torneio de Preparação da ANC 280 atletas em representação de 32 clubes. A participação nesse torneio, tinha o mesmo objectivo do que a prova da Maia, 11 atletas da ASSSCC, mais uma vez procuraram obter TAC para as provas nacionais, o que se veio a verificar. A prestação dos jovens nadadores de Cantanhede foi bastante positiva, atingindo no final da competição, 17 novos recordes pessoais obtidos, e alguns TAC nas 22 provas nadadas.

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede iniciou assim da melhor forma e em termos desportivos o ano de 2016.