A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense apresentou no dia 21 de setembro, no auditório da sede da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira o projeto desportivo para a época de 2019-2020, na qual estiveram presentes para além dos treinadores, atletas e seus familiares, a Presidente da Direcção Geral da Columbófila de Cantanhede, Lurdes Silva, Adérito Machado, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cantanhede, Aidil Machado, Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Manuel Milagres, administrador do Crédito Agrícola e Miguel Oliveira, dirigente da Associação de Natação de Coimbra, que tutela a modalidade no distrito.
Paulo Ferreira coordenador técnico da modalidade na Sociedade Columbófila abriu a sessão agradecendo a presença de todos e em particular à administração do Crédito Agrícola pela cedência das instalações, agradecendo o contributo das entidades presentes e dos patrocinadores que ao longo dos anos tem colaborado com a modalidade.
Lurdes Silva dando as boas vindas a todos os presentes, agradeceu igualmente a presença dos representantes das entidades convidadas, começando por enaltecer o trabalho que foi desenvolvido na época passada, pelos atletas, treinadores e restantes colaboradores da Secção, dando grande destaque ao apoio dos familiares dos nadadores, que estiveram em grande número, manifestando o reconhecimento da Direcção Geral pelo trabalho desenvolvido pela secção, agradecendo, também, o apoio prestado pelo, Município de Cantanhede, União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Federação Portuguesa de Natação, Associação de Natação de Coimbra, Crédito Agrícola e por todos os restantes patrocinadores, terminando a sua intervenção manifestando a disponibilidade da Direcção Geral para continuar a receber todas as sugestões que entendam apresentar.
Manuel Milagres, após agradecer o convite referiu-se à parceria que foi estabelecida por ambas as entidades, reconhecendo que a aposta daquela instituição de crédito no apoio à Sociedade Columbófila, tinha sida acertada e merecida, referindo por último a disponibilidade da instituição continuar a apoiar todas estas iniciativas da Sociedade Columbófila.
Aidil Machado, após agradecer o convite, começou por se congratular com o trabalho que vêm sendo desenvolvido pela Sociedade Columbófila e em particular pela sua secção de natação, nomeadamente com o trabalho desenvolvido pelos nadadores e seus técnicos que tão bons resultados têm alcançado, reafirmando a disponibilidade do seu executivo em continuar apoiar a modalidade.
Adérito Machado, detentor do pelouro do desporto no Município de Cantanhede, após cumprimentar todos os presentes, começou por enaltecer o trabalho desenvolvido pela natação da Sociedade Columbófila, considerando tratar-se de uma modalidade que atingiu já um elevado nível, agradecendo ás entidades presentes os apoios concedidos à Sociedade Columbófila, nomeadamente o trabalho que tem sido desenvolvido pela administração do Crédito Agrícola, reafirmando no final da sua intervenção a disponibilidade do Município de continuar a apoiar a modalidade.
Por último, Paulo Ferreira, enquanto coordenador técnico, apresentou a estrutura profissional que se resume à presença de 1 treinador principal, 3 treinadores adjuntos, 5 professores para as escolas de formação, complementando o trabalho técnico a presença de 1 fisioterapeuta, uma nutricionista, uma administrativa, contando igualmente com a colaboração de Patricia Neves, que se ocupará das áreas mais motivacionais, referindo por último num breve balanço o que foi a época desportiva que terminou recentemente e que permitiu alcançar 10 internalizações, 34 participações em estágios e concentrações nas selecções nacionais, 6 títulos de campeão nacional, com a obtenção de 16 medalhas, 12 títulos em Campeonatos Zonais, no qual foram arrecadadas 25 medalhas, 41 título de campeão regional, a conquista de 111 medalhas e a obtenção de 4 recordes regionais.
De seguida coube a Ricardo Antunes, apresentar o balanço da época transacta colocando em destaque os resultados obtidos pelos vários atletas, tendo de seguida apresentado detalhadamente, o balanço das 16 épocas desportivas, e o balanço da época finda, debruçando-se um pouco pelo seu percurso enquanto treinador principal da modalidade na Sociedade Columbófila.
Ricardo Antunes, antes de se referir aos objectivos traçados pela secção para esta época, tendo em conta que o grupo é bastante jovem, abordou alguns aspectos referente ás cargas e aos horários de treino, sensibilizando os jovens nadadores a serem empenhados e rigorosos de forma a contribuir para que possam no futuro, atingir uma carreira desportiva, pautada pela qualidade e regularidade, nos resultados alcançados.
Colocando o “foco” no trabalho que tem que ser realizado com os atletas, Ricardo Antunes, abordou com grande pormenorização a metodologia que deverá ser seguida, referindo-se á necessidade de ser devidamente acautelado as cargas de treino, tendo em consideração os factores externos e internos, que influenciam o rendimento final dos nadadores.
Por último referiu-se à época de trabalho que já se iniciou e que se perspetiva muito difícil e exigente para todos os nadadores, sensibilizando-os para cada um, dar o seu melhor, para que seja possível alcançar no final os resultados esperados, podendo os nadadores contarem, igualmente, com o contributo da Secção de Natação, que continuará o investimento em meios tecnológicos de apoio ao treino de alto rendimento.
A exemplo do que já vem acontecendo nos últimos anos, aproveitando a sessão de apresentação do projecto desportivo, foram de seguida entregues os troféus aos nadadores que mais se distinguiram na última época desportiva.
Paulo Ferreira, coordenador desportivo da secção referiu detalhadamente a razão da atribuição de cada galardão, tendo os representantes das entidades presentes colaborado na entrega dos mesmos.
Martim Silva e Inês Santos, conquistaram o Troféu Assiduidade no escalão de cadetes, e na categoria que reúne os escalões de infantis, juvenis, juniores e séniores, o Troféu Assiduidade Absoluto, foi conquistado por Camila Silva, Miguel Gaspar e Guilherme Cardoso.
Marisa Nobre, conquistou o Troféu Recordes Pessoais com 52 recordes, seguido em 2º lugar por Tomás Oliveira, com 48 e Diana Tinoco, igualmente com 48.
O Troféu Evolução, coube a José Rocha, com 3590 pontos, seguida por Camila Silva com 2910 e Guilherme Cardoso, que totalizou 2280 pontos.
O Troféu Super Prémio foi conquistado por José Rocha com 9 pontos, seguido por Guilherme Cardoso, também com 9 e Tomás Oliveira com 12 pontos.
O Troféu Atleta do Ano, coube a Diogo José, que alcançou quatro títulos de Campeão Nacional, três de Vice-Campeão, três terceiros lugares, 6 internacionalizações, conquistando o 19º lugar no Campeonato da Europa de Juniores de Águas Abertas e o 9º lugar no mesmo Campeonato da Europa de Juniores de Águas Abertas, na prova de estafetas.
Chamado a entregar este galardão a Diogo José, Miguel Oliveira, Presidente da Direcção da Associação de Natação de Coimbra, aproveitou o momento para recordar o percurso que a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, nomeadamente o ano em que se iniciou a viragem da modalidade nesta associação, enaltecendo o trabalho que vai sendo desenvolvido que está bem expresso nos resultados obtidos e no contributo que a secção vai dando à natação portuguesa, recordando o nadador Pedro Lopes, que foi sem dúvida o primeiro nadador a alcançar resultados de excelência na modalidade, sendo o primeiro nadador a atingir a internacionalização na Columbófila.
Diogo José, Vitor Oliveira, e Marisa Nobre, receberam a distinção que premiou os atletas que alcançaram pódios nacionais.
Sara Alves, Diogo José, Vitor Oliveira, receberam das mãos de Adérito Machado, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cantanhede o galardão que premiou os nadadores que alcançaram a internacionalização.
A exemplo dos anos anteriores a Secção de Natação atribuiu o galardão Parceiro do Ano, distinguindo na última época desportiva, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira.
Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, entregou por último, os prémios por objectivos, que contemplou monetariamente os nadadores internacionais Diogo José, Sara Alves e Vitor Oliveira, que competiram em diversas provas internacionais, integrando as Seleções Nacionais.